APSREDES

Encontros virtuais

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul identificou, desde o início da pandemia, que os gestores focaram os esforços nos serviços hospitalares, com a ampliação e implantação de leitos de internação de UTI, em detrimento da organização das Unidades Básicas de Saúde. Conforme relatou a coordenadora de Ações em Saúde, Karine Cavalcante da Costa, alguns municípios do estado optaram pelo fechamento de UBS, centralizando os atendimentos.

Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde buscou ferramentas de comunicação a distância para capacitação das gestões municipais quanto à organização dos serviços. Foram realizadas reuniões virtuais com todas as microrregiões do estado, para apresentação da versão 09 do Protocolo de Manejo Clínico para a Assistência à Covid-19, do Ministério da Saúde, e do Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

No município que era o epicentro da pandemia no MS, foram realizadas reuniões virtuais com cada equipe de Saúde da Família, para apresentação de protocolos e esclarecimento de dúvidas. Também foram distribuídos materiais informativos e seminários virtuais.

Conforme ressaltou Costa, com as ações desenvolvidas, foi possível oferecer medidas que objetivam o fortalecimento da Atenção Primária no contexto da pandemia, considerando que a APS é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) durante surtos e pandemias, e tem papel fundamental na resposta global à doença.

 

Os materiais elaborados pela Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul estão disponíveis no site https://www.saude.ms.gov.br/coe/.

 

ASSISTA À APRESENTAÇÃO

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe