APSREDES

Disk Coronavírus: serviço de teleatendimento e orientação da população em Canaã dos Carajás, Pará

#APSForte em Canaã dos Carajás/PA

A criação do Disk Coronavírus foi possível após a realocação de profissionais da saúde da APS, durante a pandemia, visando orientar a população e monitorar casos da doença.

Em Canaã dos Carajás, no Pará, a Atenção Primária à Saúde (APS) passou por reestruturação para prestar melhor assistência na pandemia de Covid-19, por meio de atendimentos presenciais, teleatendimento, monitoramento clínico a distância, testagem dos usuários suspeitos e esclarecimentos à população. A experiência selecionada pela iniciativa #APSForte no combate à Covid-19, promovida pela OPAS e Ministério da Saúde, destaca a criação de uma central de notificação e informações para os usuários – o Disk Coronavírus – criada a partir da realocação de profissionais de saúde da rede municipal desde o início da pandemia.

“Desafogamos a UBS de referência de Covid-19 que acompanhou os casos mais moderados. Conseguimos dar suporte aos usuários com sintomas leves, que estavam desesperados e necessitavam de orientação. Tive caso em que precisei orientar como o usuário deveria acionar o resgate de um paciente de caso grave”, explica a fisioterapeuta Wellina Cunha sobre a diversidade dos atendimentos realizados desde o início da pandemia em 2020.

“A Covid-19 veio para ensinar ao profissional de saúde que ele pode sair da sua caixinha e ter outras funções no trabalho. A gente cresce profissionalmente e cresce como pessoa”, conta a nutricionista Julieta Portela, integrante do Disk Coronavírus. “Vendo as dificuldades que os pacientes tinham, a gente foi moldando o serviço também”, complementa Portela sobre os desafios frente a uma doença desconhecida e da necessidade de garantir os cuidados aos pacientes com outras comorbidades.

O fisioterapeuta Rubens Andrade, que trabalhou na primeira equipe do Disk Coronavírus, diz que o serviço virou uma referência para o cidadão contra a disseminação de notícias falsas sobre a COVID. “Ainda existem fake news e desinformação sobre a doença, o que atrapalham a forma como a pandemia deve ser enfrentada. O Disk Coronavírus nasceu logo no início da pandemia e continua a todo vapor como elo entre a saúde e o cidadão”. 

O serviço conseguiu mobilizar a rede de saúde, organizando a assistência, a entrega de medicamentos a domicílio, testagem e monitoramento dos usuários. O Disk Coronavírus atualmente traz informações sobre os serviços da rede de saúde e esclarece as etapas da  vacinação contra a Covid-19. 

“A nossa estratégia é identificar os pacientes antes de eles agravarem o quadro clínico em casa e também como estratégia para cortar a linha de transmissão da doença, com o isolamento domiciliar. É uma experiência aplicável e fácil de ser executada”, aponta Araújo.

Experiência

Implantar serviço de teleatendimento e de orientações para a população através de um canal 0800, visando ampliar o acesso ao atendimento de forma remota e reduzir o fluxo de usuários nas unidades de saúde, no município de Canaã dos Carajás, no interior do Pará.

Leia mais

Orientação para a população em Canaã dos Carajás, Pará, sobre a COVID19 e sobre o funcionamento da rede de saúde

“Vendo as dificuldades que os pacientes tinham, a gente foi moldando o serviço também”, complementa Portela sobre os desafios frente a uma doença desconhecida e a necessidade garantir os cuidados aos pacientes com outras comorbidades.

O fisioterapeuta Rubens Andrade, que trabalhou na primeira equipe do Disk Coronavírus, diz que o serviço virou uma referência para o cidadão contra a disseminação de notícias falsas sobre a COVID. "Ainda existem fake news e desinformação sobre a doença, o que atrapalham a forma como a pandemia deve ser enfrentada. O Disk Coronavírus nasceu logo no início da pandemia e continua a todo vapor como elo entre a saúde e o cidadão". 

Galeria de imagens

Crédito SMS Canaã dos Carajás