APSREDES

Dez práticas para reduzir a inequidade em Saúde – 10 Promising Practices to reduce social inequities in health: What does the evidence tell us?

Uma agência canadense de pesquisa em serviços de saúde (Canadian Health Services Research Foundation) acaba de divulgar uma interessante coletânea de textos, sob a forma de decálogo, voltados para a promoção da equidade no nível local dos sistemas de saúde, intitulada 10 Promising Practices to reduce social inequities in health: What does the evidence tell us?

O material, com seu provocativo subtítulo, “o que as evidências nos ensinam” foi preparado a partir de revisão e análise de literatura, com foco em práticas potencialmente redutoras da inequidade em saúde no âmbito comunitário.

Tais práticas são apresentadas, de forma sintética em folhas separadas, de fácil leitura e apresentação amigável, em cada uma das quais os seguintes itens estão presentes: uma descrição do foco da prática; um exemplo da mesma, retirado do acervo da Unidade de Sudbury; uma lista de links e referências bibliográficas relativas ao assunto de cada uma das práticas em foco.
As dez práticas referidas são:

1.    Focalizando com universalidade.
2.    Buscando informação mediante propósitos definidos.
3.    Marketing social.
4.    Foco na equidade em saúde.
5.    Foco na equidade e impactos em saúde.
6.    Competências e padrões organizacionais.
7.    Contribuições para uma base de evidências.
8.    Desenvolvimento infantil precoce.
9.    Adesão comunitária.
10.    Ação intersetorial.

ACESSE O TEXTO

O material completo pode ser acessado gratuitamente em www.sdhu.com. Da mesma forma é oferecido um vídeo intitulado Let’s Start a Conversation About Health . . . and Not Talk About Health Care at All (“Vamos conversar sobre saúde… e não apenas falar sobre serviços de saúde” – em tradução livre), que pode ser acessado em: http://www.sdhu.com/videos/HealthEquity/index.html. Para conferir a praticidade de tal material, o leitor poderá acessar a folha que trata do primeiro item do decálogo (“Focalizando com Universalidade”) no link seguinte: http://bit.ly/OXBqsq.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe