Começou na madrugada deste domingo (22/10), 1h de Brasília, a conferência internacional para celebrar o 45º aniversário de Alma-Ata e o 5º aniversário das declarações de Astana sobre cuidados primários de saúde, que no Brasil é chamada de Atenção Primária à Saúde (APS). Promovida pelo comitê da Organização Mundial da Saúde para Europa (OMS/Europa), juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o governo de Cazaquistão, a conferência intitulada “Políticas e práticas de cuidados primários de saúde: implementação para melhores resultados” ocorre em paralelo à 73ª sessão do Comité Regional da OMS para a Europa, em Astana, que está a nove horas à frente do horário do Brasil.
O objetivo da conferência é trocar experiências, conhecimentos, discutir a implementação dos compromissos da Declaração de Astana sobre os Cuidados Primários de Saúde desde 2018, demonstrando os resultados e as conquistas além de discutir o papel dos Cuidados Primários de Saúde para a cobertura universal de saúde.
Integra a delegação brasileira, o diretor de Programas Estratégicos e secretário substituto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), Felipe Proenço; o coordenador da Unidade de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), Julio Pedrosa; a conselheira Heliana Hemetério, representando o Conselho Nacional de Saúde (CNS); o presidente do Conselho Nacional das Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), Hishan Hamida; e o consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fernando Cupertino. Ao todo, a conferência reúne presencialmente cerca de 80 delegações oficiais dos Estados Membros da OMS.
A delegação brasileira participou da abertura oficial da conferência que contou com a presença do diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus; da vice-primeira-ministra da República do Cazaquistão, Tamara Duisenova; do diretor do comitê regional da OMS para Europa, Hans Kluge; da ministra da Saúde de Cazaquistão, Azhar Giniyat.
Na madrugada de segunda-feira (23/10), Felipe Proenço participará da plenária sobre “Sinergia entre a saúde pública e os Cuidados Primários de Saúde para gerar resultados em termos de equidade e desenvolvimento”. Também participarão como painelistas, autoridades dos países da Lituânia, Eslovênia, Irã, Sri Lanka e a diretora-geral da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA), Milka Sokolovic. Os moderadores serão Caroline Costongs, diretora da EuroHealthNet e Antoni Dedeu, conselheiro sênior da OMS EURO. Antes, ocorrerão as plenárias “Astana 2018 como catalisadora de transformações” e “Cuidados Primários de Saúde para promover a saúde e reduzir doenças”.
A conferência também busca identificar políticas e práticas para a transformação dos cuidados primários de saúde, para avançar no sentido da cobertura universal de saúde, para uma maior resiliência face a emergências e para uma melhor saúde e bem-estar.
Fonte – APSRedes, com informações da OMS