APSREDES

Debate 09/07 – Educação Permanente e Educação em Saúde: fortalecendo a APS na pandemia

Duas experiências que promovem a educação em saúde nos territórios e outra que qualifica os processos de educação permanente dos profissionais durante a pandemia são as convidadas do debate virtual promovido pela iniciativa  APS Forte no SUS – no combate à pandemia. A troca de experiências será na próxima quinta-feira (09/07),  com transmissão no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e no Facebook @inovacaoemsaude.

A debatedora será a docente do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Isabela Cardoso. A moderação será realizada pela coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS no Brasil, Mónica Padilla. O público pode enviar perguntas para os convidados por meio do site https://apsredes.org/participe/

 

A atividade faz parte da agenda APS Forte no SUS – no combate à pandemia,  uma estratégia que estimula o debate e a divulgação de boas práticas da APS durante a pandemia de Covid-19. Foi proposta pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e pela Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil para mobilizar os profissionais de saúde. As inscrições de experiências estão abertas até o dia 15 de julho.

 

Conheça as práticas convidadas para o debate:

  • Suporte informacional e emocional por meio da sabedoria popular em cordéis e TICs: unindo tecnologia e sabedoria popular, a experiência do município Pio IX no Piauí busca informar e manter vínculos, criando cordéis relacionados à pandemia para divulgação nas rede sociais. Os cordéis focam o suporte clínico da Covid-19 (sinais e sintomas, diagnóstico), formas de prevenção, apoio psicológico, suporte social e espiritual.

Convidada – Maria Marilene do Monte Carvalho, Agente Comunitária de Saúde, Pedagoga, pós-graduada em Libras.

 

  • #QuarenteNASF: possibilidades de educação em saúde pelo uso sistematizado da plataforma INSTAGRAM durante a pandemia: realizada pelo Núcleo de Apoio ao Saúde da Família de Caldas Brandão – PB, a iniciativa promove ações de educação em saúde através do uso da plataforma Instagram, gerando conteúdos e interagindo com a comunidade. O conteúdo é produzido pelos profissionais do NASF, com várias temáticas e formatos, e divulgado na plataforma.

Convidada – Laís Castro, Educadora Física do NASF-AB da SMS Caldas Bransão/Paraíba.

  • Os novos caminhos da Educação Permanente em Saúde em tempos de pandemia: inovações em tecnologia: Descreve a experiência do uso da tecnologia digital na Educação Permanente em Saúde de profissionais que participam do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no sul do Estado do Espírito Santo, durante a pandemia de COVID 19. As atividades, que utilizam metodologias ativas de ensino, estimulam reflexões sobre protagonismo profissional e o aprimoramento das competências profissionais.

Convidada – Mirela Gonçalves, Enfermeira e facilitadora no Projeto Qualifica ES, polo da região sul da SMS-ES por Convidada – Mirela Gonçalves, Enfermeira e facilitadora no Projeto Qualifica ES, polo da região sul da SESA-ES

 

Visite o site – https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe