APSREDES

Curso de atualização para conselheiros de saúde no Distrito Federal: adaptação de estratégias educativas no contexto da pandemia pela COVID-19 no DF

Promover atualização dos Conselheiros de Saúde do Distrito Federal e Regiões de Saúde nos temas: Atenção Primária a Saúde, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Conferências e Conselhos de Saúde, considerando aspectos conceituais, históricos, sociais e de implementação de políticas públicas.

O Conselho de Saúde do DF em parceria com a Diretoria de Controle Social da SES-DF, a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS/FEPECS) e a Universidade de Brasília, promoveram um curso à distância (EAD) para atualização dos conselheiros de saúde de todas as regiões do Distrito Federal, dividido em quatro módulos, focados na Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Conferências e Conselhos de Saúde, considerando aspectos culturais, históricos, sociais e de implementação de políticas públicas para enfrentamento da Covid-19. A divulgação do curso foi realizada em sites e redes sociais institucionais. Foram 94 participantes inscritos no total, com 1.085 visualizações somando todos os módulos. O curso aconteceu ao vivo em maio de 2021, mas segue disponível para inscrição no canal da EAPSUS no Youtube, todos podem se inscrever, inclusive conselheiros de outros estados, clique aqui para inscrição.

O curso tem carga horária total de 21 horas e emissão de certificado para todos os participantes devidamente inscritos, que assistam todas as webconferências dentro da plataforma, realizem o teste ao final de cada módulo e a avaliação de satisfação ao final do curso. Também são oferecidos materiais de leitura complementar. Trata-se de um curso sem tutoria, autoinstrucional, em que o participante é o responsável pelo desenvolvimento das atividades propostas, organizando um cronograma de estudos e gerindo o seu tempo. Cada módulo possui uma webconferência, todas foram programadas, transmitidas ao vivo e os participantes podiam participar via chat online. Os palestrantes são profissionais com experiência e expertise nas temáticas.

“Trouxemos parceria com o conselho de saúde, gestores da SES que atuam na área da APS, professores da parte acadêmica da UnB, prática e teoria das vivências do dia a dia, palestras sobre dados e estatísticas, etc. Teve uma repercussão maior do que se fosse presencial, adequamos o formato e o curso à necessidade de cada conselheiro. O conselho de saúde é composto por gestão, trabalhador e usuário, entidades e associações, o público é diverso, culturas bem distintas, ou seja, toda a formação tem que ser híbrida, atender tanto os que têm formação, como os que não tem. Fizemos interação com vídeo, palestras online, e incentivamos a participação ativa dos conselheiros”, explicou AB-Diel Nunes de Andrade, diretor do controle social da SES-DF.

Com apoio pedagógico da FEPECS com técnicas de estudo, os principais pontos que envolviam a Covid-19 à época foram abordados (como o conselho pode atuar na pandemia, como usar os canais de comunicação, informações vindas da SES, painéis de transparência, reclamações, questionamentos, explicar o que é o SUS, enfim, treinar o conselheiro). Por meio do curso, foi possível fortalecer o controle social no SUS do Distrito Federal. “As condições sócio-políticas brasileiras permitem reconhecer a assimetria entre os membros dos conselhos de saúde, do ponto de vista do acesso à informação e a outros recursos de poder, dificultando o efetivo cumprimento dos objetivos destes fóruns. A capacitação de conselheiros é uma deliberação das Conferências Nacionais de Saúde e suas etapas estaduais e municipais, também, devido à renovação de mandatos de conselheiros, criação de novos conselhos regionais e gestores, surge a demanda para realização de novo processo de capacitação, visando a instrumentalização para o desempenho das suas funções no que se refere ao fortalecimento do SUS, no processo de descentralização de suas ações, no controle do cumprimento dos seus princípios e promoção da participação da sociedade na sua gestão”, pontua o diretor.

Sobre o retorno dos participantes, AB-Diel Nunes de Andrade considerou muito satisfatório, “Os conselheiros gostaram bastante, o curso gerou expectativa neles, em alguns momentos foram até mediadores, para participarem ativamente e se motivarem ainda mais. O curso foi um grande sucesso, teve até a adesão de outros estados”, comenta.

Segundo Andrade, a estratégia de curso EAD, modular e autoinstrucional é uma oportunidade de ampliar a oferta de ações educativas para o fortalecimento do Controle Social no SUS. “A avaliação dessa estratégia é um desafio e deve ser tomado como base para conhecer os efeitos dessa intervenção proporcionando melhorias e inovação no campo da educação permanente em saúde para o controle social”, finaliza.

Experiência

O curso está sendo desenvolvido no formato Educação a Distância (EAD) utilizando a plataforma Moodle da Escola de Aperfeiçoamento do SUS. Trata-se de um curso sem tutoria, autoinstrucional, de modo que o participante é o responsável pelo desenvolvimento das atividades propostas, organizando um cronograma de estudos e gerindo o seu tempo.

Galeria de imagens