APSREDES

Cuidado coletivo no ABC Paulista

As estratégias de cuidado coletivo aos funcionários da APS em São Bernardo do Campo – SP durante a pandemia foram elaboradas a partir de um processo de construção que contemplou o planejamento de novas ações, mas também o resgate histórico de ações anteriores. Thalita Nuez, terapeuta ocupacional na equipe do NASF, explicou que as práticas foram selecionadas após um sorteio prévio, onde foram definidas as alternativas mais votadas: práticas corporais – alongamento, relaxamento, percussão corporal e Liang Giong – e café coletivo, um espaço de livre circulação e entretenimento.

Foram desenvolvidas, ainda, práticas de meditação e dinâmicas grupais. Nuez observou que um dos aspectos mais importantes na implantação das estratégias de segurança foi a percepção, por parte dos profissionais, de que ao mesmo tempo em que eles cuidam dos outros, também precisam ser cuidados.

Esta experiência foi apresentada por Thalita Nuez no debate “Segurança dos pacientes começa pelos cuidados com trabalhadores da saúde” transmitido pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS, no dia 17 de setembro. Este relato participa da iniciativa APS forte no SUS no combate à pandemia, promovida pela OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde.

Veja a apresentação

Assista ao debate na íntegra:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe