APSREDES

CTA Lira - São Luís (MA)

Praça do Lira – R. Pedro Bessa – Lira, São Luís – MA, 65026-090

Tel: (98) 3231-9514

 

O CTA – LIRA está situado no Município de São Luís, capital do Estado do Maranhão, localização geográfica ao norte do Estado, com população de 1.091.868 habitantes. Sua situação geográfica privilegiada estabelece seu grau de importância como polo de referência a âmbito estadual e regional de Saúde, porque São Luís integra a região metropolitana composta por cinco municípios, dentre eles; São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O município de São Luís está divido em 7 (sete) Distritos Sanitários: Centro, Itaqui-Bacanga, Tirirical, Coroadinho, Cohab, Vila Esperança e Bequimão.

 

A importância da participação do CTA – Lira em desenvolver ações que possam conter o aumento dos novos casos de AIDS se deve a grande atuação histórica nas estratégias de educação e aconselhamento para os indivíduos sob risco de infecção.

 

No entanto, apesar da disponibilização progressiva da testagem e tratamento por outros serviços de saúde, as populações-chave e prioritárias ainda são as que mais têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde, pois vivenciam as maiores situações de vulnerabilidades comparadas a outras populações menos vulneráveis, por conta dos contextos social, econômico, cultural e comportamental em que vivem.

 

Dessa forma, o papel do CTA consiste em focar suas ações de prevenção e promoção à saúde a essas populações, constando que este serviço disponibiliza um ambiente livre de estigma e discriminação e envolvendo comunidades de população-chave, contribuindo para redução de novas infecções pelo HIV e outras IST.

 

As ações de aconselhamento realizadas no âmbito dos CTA constituem a possibilidade de transformar o cidadão em sujeito da sua própria saúde e da sua doença. Permite que ele passe a integrar, na sua experiência pessoal, as informações de prevenção sobre HIV/AIDS/IST, e que encontre alternativas pessoais e coletivas para o enfrentamento das questões propostas pela epidemia.

 

Em 2013, iniciou-se o processo de descentralização da testagem para toda a rede de saúde, inclusive para atenção básica. Hoje o município de São Luís tem um total de 72 serviços de saúde que foram treinados para realização da testagem para o HIV, sífilis e hepatites (B e C).

 

Porém, observa-se que a maioria das unidades básicas de saúde não ofertam testagem todos os dias da semana, o que dificulta o acesso ao diagnóstico oportuno, havendo uma demanda reprimida. Os CTA e o SAE continuam sendo as referências para o diagnóstico, aconselhamento do HIV e tratamento de Sífilis e outras IST para as Unidades Básicas de Saúde.

 

 

O CTA- Lira tem localização privilegiada por estar na região central de São Luís, fazendo divisas com outros bairros de grande densidade demográfica. Também está próximo a áreas de vulnerabilidade, onde há grande concentração de consumo e venda de drogas lícitas e ilícitas, prostíbulos, saunas, cinemas e bares LGBT.

 

É um local de grande concentração de populações chave/prioritárias, sendo essa localidade considerada estratégica para ação de promoção à saúde. Atualmente, os pacientes com o diagnóstico reagente assintomático fazem tratamento e acompanhamento ambulatorial no CTA, já os pacientes sintomáticos são referenciados para o serviço de assistência especializada SAE- Fátima, ressaltando que ao se tornarem pacientes assintomáticos, retornam ao CTA para continuidade do tratamento.

 

No momento, o CTA realiza um apoio matricial a rede, sendo campo de prática para testar, aconselhar e acompanhar os treinamentos de Teste Rápido e PEP em parceria com a Coordenação de IST, AIDS/HV e os serviços da rede. O CTA incorporará a PrEP como mais uma ação de prevenção para os segmentos das populações-chave em que ela está recomendada, aprimorará o atendimento de PEP e o tratamento das IST, com enfoque na sífilis, além do fortalecimento da vinculação dos usuários com diagnóstico positivo que precisarem dos serviços de referência e busca ativa daqueles vinculados ao próprio CTA para a continuidade das ações de prevenção e tratamento. As ações de imunizações já são realizadas como rotina e serão expandidas para atender aos novos usuários que serão acessados com as ações extra muro.

 

Espera-se que a equipe do CTA contribua para o desenvolvimento das ações de educação permanente, preste apoio à Coordenação Estadual de IST/Aids /HV em sua prioridade de fortalecimento da rede de CTA estadual. Atualmente, a Coordenação Municipal de IST/Aids/HV tem uma agenda permanente com as equipes do CTA e com outros serviços da rede de saúde, que inclui oficinas periódicas e contatos diretos e frequentes via e-mail. O CTA Lira, a partir de sua reestruturação, será o serviço responsável por realizar apoio matricial para a Atenção Básica e outros serviços da Rede de Atenção à Saúde que desenvolvam ações de prevenção.

No município de São Luís, a rede de atenção às PVHIV é composta pelos seguintes serviços especializados: Serviço Ambulatorial Especializado SAE (Centro de Saúde Fátima), para o tratamento ao HIV sintomático, gestantes, adolescentes e jovens com HIV, sendo referência a toda população para o tratamento as Hepatites B e C; CTA Lira e Anil, referência em tratamento realizado aos pacientes assintomáticos.

 

Além desses, os Hospitais Getúlio Vargas e Materno Infantil (sob gestão estadual) estão inseridos na rede de referência de saúde da região metropolitana de São Luís, e fazem atendimento aos casos agudos de HIV, hepatites e outras IST.

 

O SAE – Fátima, LACEN Municipal e Estadual são os laboratórios de referência para exames laboratoriais e a referência para diagnostico de imagem fica sujeito ao agendamento da Central de Marcação de Exames e Consultas (CEMARC) do município. A dispensação de medicamentos é realizada na farmácia especializada do próprio CTA-LIRA, para infecções oportunistas, antirretrovirais e infecções sexualmente transmissíveis, através da consulta clínica da farmacêutica.

Fotografias