APSREDES

CTA Policlínica Itamaraty

Rua São José Operário, Vila Itamaraty

Rondonópolis-MT

 

Rondonópolis é considerada cidade de referência no atendimento do HIV/Aids e Hepatites Virais em Mato Grosso, atendendo a 18 Municípios no entorno, totalizando aproximadamente 528.000 habitantes. Investe em qualificação profissional, infraestrutura, tecnologia e desenvolvimento humano.

Rondonópolis está listado como município prioritário no enfrentamento do HIV/Aids figurando em 16º lugar no ranking dos municípios com mais de 100.000 habitantes, com taxa média de detecção de AIDS na população geral nos últimos três anos de 61,4 em 2017 (a taxa nacional é de 18,3 e Mato Grosso 22,3 em 2017), taxa média de mortalidade por AIDS na população geral nos últimos três anos de 12,3, taxa média de detecção de AIDS em menores de cinco anos nos últimos três anos de 3,7 e a média do primeiro CD4 em 574, conforme mostra o Boletim Epidemiológico, pagina 54, publicado pelo Ministério da Saúde em 2018 e dados do site do MS/SVS/DDAHC.

 

Com a reestruturação do CTA Conjunto São José espera-se estender a oferta de procedimentos, até hoje, somente oferecidos pelo SAE que atende toda a demanda relacionada ao HIV do Município e região de Saúde. Pretende-se com a execução do projeto que o CTA Conjunto São José se estruture como ponto de atenção estratégico, em especial para o atendimento das populações-chave e prioritárias, bem como local de referência e avaliação das novas tecnologias, tais como a PrEP e PEP.

 

O Centro de Saúde/CTA Conjunto São José atende demanda espontânea e referenciada de outras Unidades de Saúde. O município possui uma rede de atenção aos agravos sexualmente transmissíveis a qual o CTA se relaciona: SAE, Centro de Espacialidades, Laboratório Central, UPA, Central de Regulação, CAPS, Centro de Reabilitação, Ambulatório de Planejamento Familiar, Ambulatório de Alto Risco, CRAS, Conselhos Municipais, entre outros, vindo daí a importância de tornar esta unidade ponto de apoio matriciador para a Atenção Primária, assim como para outros serviços.

Fotografias