APSREDES

CTA JOÃO DE BRITO Endereço: Rua Tiradentes, Nº 901, Centro, Corumbá (MS) CEP: 79302-051 (67) 3907-5379

O Programa Municipal de Corumbá de IST, HIV/AIDS foi criado em 1992.

O CTA de Corumbá atende das 7:00 até as 13:00 sem intervalo para almoço, conforme demanda solicitada pelos vivendos. Na parte vespertina são realizadas as ações extramuros em áreas afastadas como zonas riberinhas e rurais e com planejamento mensal para atendimento de toda a população. O CTA trabalha sempre em ações conjuntas com o SAE, além de promover atividades na área urbana, a exemplo de: rodas de conversa, palestras, testagem rápida, dinâmicas em escolas (municipais e estaduais), feiras livres, casas de prostituição, UNEI (Unidade Educacional de Internação-adolescentes), EPM (Estabelecimento Penal masculino de Corumbá), EPM (Estabelecimento Penal Feminino), Empresas, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), distribuição de materiais educativos, preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.

Os atendimentos são realizados por demanda espontânea e encaminhados pelas unidades de saúde, quando o resultado dos exames dá reagente. São oferecidos os seguintes testes: Testes rápidos HIV, HCV, HBSAG, Sífilis, VDRL e Chlamydia.

Em 1996, implantou-se o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os serviços do SAE/ CTA estão instalados em uma unidade de saúde exclusiva para IST e HIV/AIDS, que funciona com um turno diário de 7:00hrs às 13:00hrs. Atualmente o programa recebe recursos financeiros oriundos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), para a implementação e otimização das ações de prevenção e assistência (BRASIL, 2003).

O Serviço de Assistência Especializada SAE, tem função de suporte ambulatorial, assegura a assistência durante o período de melhora clínica dos pacientes, orienta-os e direciona-os, segundo as necessidades, a outros serviços, e incentiva a adesão ao tratamento e a aceitação dos familiares à nova condição de ter um membro da família portador do vírus HIV ou doente de Aids. E pode atender a demanda espontânea que vem ao serviço em busca de aconselhamento pré e pós teste para HIV e VDRL/sífilis (BRASIL,2005).

Fotografias