APSREDES

Cordéis aliam conhecimento técnico e cultura popular

Autor: Delmo De Carvalho Alencar

Coautoras: Maria Marilene do Monte Carvalho, Juliana Katarina Cadena da Silva e

Maria do Socorro Amorim do Nascimento

A agente comunitária de saúde Maria Marilene do Monte Carvalho utilizou um recurso popular e que tem grande alcance entre os usuários de Pio IX – PI para divulgar informações. Os cordéis passaram a ser uma ferramenta entre as Tecnologias de Informação e Comunicação usadas na APS.

O suporte educacional foi implementado valorizando a sabedoria popular, nos versos de cordéis criados pela agente. Carvalho lembrou que, a partir de março, por causa da pandemia, os usuários passaram a evitar as visitas dos profissionais de saúde, com receio de serem contaminados. Quando ela divulgou os contatos dos agentes comunitários de saúde em um cordel, a população voltou a procurar os serviços de saúde.

Diferente da maioria dos expositores das lives promovidas até agora pelo Portal da Inovação, em que os convidados costumam partilhar apresentações de slides, a agente comunitária de saúde mostrou que é possível inovar até mesmo na forma de realizar debates virtuais, apresentando o projeto da APS de Pio IX na forma de um cordel.

APS FORTE - Cordéis aliam conhecimento técnico e cultura popular

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe