APSREDES

Convite – Participe da celebração do Dia Mundial da Saúde com diretor da OPAS Jarbas Barbosa e convidados

Em 7 de abril de 2023, a Organização Mundial da Saúde celebrará seu 75º aniversário e vinculará esta celebração ao Dia Mundial da Saúde 2023. Nesse contexto, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida a participar do diálogo de alto nível intitulado Saúde para todos: Fortalecimento da atenção primária à saúde para construir sistemas resilientes. O diretor da OPAS, Jarbas Barbosa irá coordenar as discussões com os painelistas convidados que representam diferentes perspectivas: ministros da saúde e autoridades governamentais, atores do sistema internacional, representantes de organizações comunitárias e da sociedade civil. O evento será realizado no dia 5 de abril, às 12h de Brasília, com tradução em inglês, espanhol, português, francês e linguagem de sinais.

A atividade visa promover a reflexão sobre as conquistas da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida nas últimas décadas; promover as lições aprendidas, em particular as que surgiram no contexto do enfrentamento da pandemia de COVID-19; e motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã.

 

5 de abril – 12h de Brasília

Link para inscrição – https://paho-org.zoom.us/webinar/register/WN_-ir4AV44TQOYp1Krl6Iw9w

 

Salud para todas las personas, no contexto da Região das Américas, é um chamado para reivindicar o direito à saúde como um direito humano básico. É também um apelo a reafirmar o compromisso com os cuidados primários de saúde (APS) como alicerce de sistemas de saúde sustentáveis ​​e resilientes que avancem para a cobertura universal e o acesso universal à saúde (Saúde Universal), bem como para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (1–3). A abordagem da APS foi e continua sendo um elemento central nas iniciativas de fortalecimento e transformação dos sistemas de saúde, promovendo a participação de todos os níveis de governo e da sociedade e combinando três componentes: políticas e medidas multissetoriais; capacidade de ação e decisão das pessoas e comunidades.

O empoderamento social tem sido um elemento chave no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e suas consequências a partir do território. Numerosos exemplos de boas práticas surgiram do trabalho de organizações e grupos em nível local e regional em cada um dos países da região. Isso demonstra o potencial transformador de envolver e capacitar indivíduos, famílias e comunidades para aumentar a participação social e melhorar o autocuidado para a saúde. Também sensibiliza os gestores para que continuem a garantir uma participação informada e ativa em que as pessoas estejam no centro das decisões e dos resultados de saúde.

A saúde para todos tem em nossa região raízes na comunidade e no território. Tanto a liderança social e política em prol do direito à saúde, quanto as iniciativas de fortalecimento dos sistemas de saúde desde o enfoque da APS, devem adotar uma forte perspectiva e apropriação territorial. As Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS), sendo uma das principais expressões operacionais da abordagem da APS, também podem assumir formas que permitem aumentar a resiliência e contribuir para o alcance da saúde universal (4).

O Dia Mundial da Saúde 2023 é uma celebração da cidadania e da comunidade global. Uma oportunidade para reafirmar o compromisso da região com o direito de todos de desfrutar do mais alto nível possível de saúde física e mental.  Esperamos que o diálogo possa reforçar as energias e motivações dos participantes para se envolverem e incentivarem suas comunidades nos cuidados de saúde e na participação social na saúde.

  1. Organização Pan-Americana da Saúde. Estratégia para o acesso universal à saúde e cobertura universal de saúde. 53º Conselho Diretor da OPAS, 66ª Sessão do Comitê Regional da OMS para as Américas. (Resolução CD53/5. R2)[Internet]. Washington, DC: OPAS; 2014.
  2. Organização Pan-Americana da Saúde. Pacto 30-30-30 APS pela Saúde Universal. Washington D. C; 2019 Organização Pan-Americana da Saúde.
  3. Estratégia para construir sistemas de saúde resilientes e recuperação pós-COVID-19 para sustentar e proteger os ganhos de saúde pública. 59º Conselho Diretor da OPAS, 73ª Sessão do Comitê Regional da OMS para as Américas (CD59/11) . Washington D. C; 2021.
  4. Organização Pan-Americana da Saúde. Política de atenção integrada para melhorar os resultados de saúde. 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, 74ª Sessão do Comitê Regional da OMS para as Américas. (Documento CSP30/10). 2022

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe