APSREDES

Contagem regressiva para a inscrição de experiências inovadoras em educação alimentar e nutricional

As iniciativas selecionadas receberão certificado e serão divulgadas no Portal da Inovação na Gestão do SUS, em evento de celebração e em publicação eletrônica da Opas/OMS, Opsan/UnB e Ministério da Saúde

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para que pessoas promotoras da educação alimentar e nutricional, nos setores vinculados aos processos de produção, distribuição, abastecimento e consumo de alimentos, compartilhem suas experiências no Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN). O chamado é para representantes do serviço público, de universidades ou de cooperativas e entidades sociais, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, que atuam no segmento.

O LIS-EAN tem como objetivo identificar, selecionar e compartilhar vivências em educação alimentar e nutricional, considerando como eixos os campos da saúde, educação, assistência social e outros espaços de prática, sob a perspectiva do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, que completa 10 anos em novembro.

Luisete Bandeira, consultora nacional da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), explica que “desde o lançamento do Marco de EAN, em 2012, a agenda de educação alimentar e nutricional é marcada por avanços e por desafios. Muita coisa mudou de lá para cá. Temos um acúmulo de troca de experiências e de conhecimento que foi impulsionado por várias iniciativas ao longo desses anos, como a Rede Ideias na Mesa, as mostras de experiências de alimentação e nutrição no SUS e as jornadas de EAN nas escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Estes são apenas alguns exemplos”.

Construído de forma colaborativa, o LIS-EAN busca dialogar com as pessoas sobre desafios, compartilhar avanços e contribuir com reflexões acerca da EAN integrada a estratégias de proteção e promoção da alimentação saudável, que contribuam para melhor qualidade de vida da população em cenários de prática como escolas, unidades de assistência social, organizações da sociedade civil, comunitárias, religiosas e ambientes de trabalho, no campo e na cidade.

“Temos muito a aprender com as experiências de EAN que vêm sendo realizadas nos mais diversos campos de práticas e esse laboratório é uma oportunidade para refletirmos sobre as potencialidades e desafios da EAN para os próximos anos, principalmente no cenário complexo, de dupla carga da má nutrição, que vivenciamos no país. Celebrar 10 anos do Marco de EAN por meio do Laboratório é uma grande oportunidade de olhar para a frente, de forma colaborativa, intersetorial e participativa, como é de fato a essência da EAN”, finaliza Luisete.

A inclusão das experiências no LIS-EAN acontece em um processo online. Basta ler o edital, reunir a documentação indicada, fazer o cadastro de uma pessoa responsável pela iniciativa e preencher, direto na plataforma. Todos os detalhes e o formulário de inscrição estão disponíveis neste endereço eletrônico: https://apsredes.org/educacaoalimentarenutricional.

As/os protagonistas das iniciativas selecionadas irão receber um certificado de reconhecimento, ter a experiência divulgada em uma publicação e serão convidadas/os a compartilhar suas histórias em um evento de celebração online, ainda este ano.

O Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional é uma iniciativa conjunta entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB) e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição.

Ainda dá tempo de participar.
Acesse o site e assista o vídeo de lançamento.

Assessoria de comunicação para o LIS-EAN

 

Vídeo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe