APSREDES

Um estudo científico vai registrar os avanços dos 30 anos do Sistema Único de Saúde, ressaltando as conquistas, os desafios e as oportunidades que podem ser melhoradas até 2030. O prazo coincide com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece como meta a cobertura universal em saúde. A iniciativa, fruto de um acordo entre Ministério da Saúde, Representação da OPAS no Brasil e Universidade de Harvard T.H. Chan School of Public Health, foi divulgada no seminário Conquistas, Desafios e Ameaças ao Sistema Único de Saúde realizado nesta terça-feira (25), na sede da OPAS, em Brasília. “Nossa intenção é reunir evidencias para subsidiar as decisões dos gestores na superação dos desafios postos ao sistema brasileiro. Vamos promover discussões pontuais, como a sustentabilidade do SUS em diversos cenários, reunindo os atores da saúde juntamente com pesquisadores do tema”, explicou o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Renato Tasca.

A pesquisa será coordenada pela professora associada do Departamento de Global Health and Population na Harvard T.H. Chan School of Public Health, Marcia Castro, com o pesquisador visitante da Universidade de Harvard, médico sanitarista Adriano Massuda, e colaboração de outros pesquisadores de universidades brasileiras. “Com a Agenda para 2030 para os ODS, os países estão olhando para o Brasil como um observatório sobre políticas de saúde que deram certo e também as que não deram certo. Com o estudo queremos colocar de forma bem científica o que o SUS representou e simular cenários levando em conta o contexto político e econômico no Brasil para garantir uma saúde pública de qualidade. Queremos mostrar o que foi o SUS e o que pode ocorrer com o Sistema dependendo dos caminhos que o país adotar”, apontou Marcia Castro. “Esse estudo jogará luz sobre discussões pertinentes para o futuro do sistema de saúde brasileiro em um cenário de crise”, ressaltou o médico sanitarista Adriano Massuda.


Apresentações

[columns count=’2′]
[column_item]
Márcia Castro – Professora do Departamento de Global Health and Population na Harvard T.H. Chan School of Public Health

-Resultados do estudo que analisou os fatores associados para a cobertura e a expansão da Atenção Primária no Brasil realizado com base de dados municipal, em uma série temporal de 15 anos (1998 a 2012)
[/column_item]
[column_item]
Adriano Massuda – Pesquisador visitante da Universidade de Harvard

-Estudos publicados que destacam os impactos da crise econômica na saúde e as medidas utilizadas por países europeus para enfrentá-la.
[/column_item]
[/columns]


FOTOS


ENTREVISTAS

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=GpTPE8XZEwc[/embedyt]