APSREDES

Conheça as experiências que participam do Encontro Latino-Americano sobre Promoção da Equidade na Saúde

Profissionais de saúde da Argentina, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, México, Paraguai, Peru, Panamá e Brasil participam, nesta segunda-feira(27/3), do Encontro latino-americano de Políticas de Promoção da Equidade na Saúde na sede da OPAS, em Brasília. Os países da América Latina apresentarão experiências bem sucedidas de participação social que abrangem populações em situação vulnerável, como as do campo, da floresta, das águas, negras, LGBTI, moradores de rua, ciganos e imigrantes. A iniciativa, que visa promover a integração e a cooperação técnica entre os países, é do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social, e da representação da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (OPAS/OMS).

O painel Determinantes Sociais, Equidade e Sistemas Nacionais de Saúde na América Latina e os Desafios Vigentes para a Efetivação do Direito à Saúde em contexto internacional será ministrada, às 10h, pelo diretor do Centro Internacional da Fiocruz, o sanitarista Paulo Buss, e pelo diretor do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde do Brasil, Esdras Pereira. A seguir, serão apresentadas as experiências selecionadas pelos países, todas em vigência e com resultados mensurados.

Veja alguns vídeos sobre as experiências que serão apresentadas:

  • Programa de Promoção da Saúde através da Estratégia Governo, Município e Comunidades Saudáveis, do Chile;

https://youtu.be/EKSRu9_2tVk

  • Diretrizes LGTBI e Norma de Atenção e Conformação das Comissões Institucionais para a Não Discriminação das pessoas LGTBI, da Costa Rica;

https://www.youtube.com/watch?v=f62BTJ15F4I&index=2&list=PLQ2Ue6m-QUZIUonHBIbKrTzdWyDtV1Vfj

  • Mecanismos para assegurar a atenção integral à saúde das pessoas LGBTI, Equador.

https://www.youtube.com/watch?v=jQUwwQgPfZU&t=1s&index=1&list=PLQ2Ue6m-QUZIUonHBIbKrTzdWyDtV1Vfj

 

  • Incremento das Casa Maternas para melhorar o acesso das mulheres grávidas na zonas rurais, da Nicarágua

https://www.youtube.com/watch?v=iiRFtGH52iI&index=3&list=PLQ2Ue6m-QUZIUonHBIbKrTzdWyDtV1Vfj

 

– Estratégia de Escolas Saudáveis – Paraguai

https://www.youtube.com/watch?v=SAcb1BZbVqQ&t=5s&index=4&list=PLQ2Ue6m-QUZIUonHBIbKrTzdWyDtV1Vfj

O encontro busca fortalecer a institucionalização de políticas de saúde voltadas para a Educação Popular, Gestão Participativa e Controle Social com enfoque nas populações em situação vulnerável. A expectativa é de se estabelecer uma agenda de trabalho para promover o diálogo, a cooperação, a qualificação técnica e potencializar os trabalhos já desenvolvidos nos países da América Latina.

Na terça-feira (28/03), haverá uma plenária sobre o panorama e perspectiva de cooperação entre os Poderes Executivo e Legislativo, com a participação de integrantes do Parlamento Latino-Americano no Brasil. Está na programação, a apresentação da estratégia do Laboratório de Inovação desenvolvida desde 2008 pela OPAS, como proposta de cooperação técnica entre os países. A tarde haverá grupos de trabalho que vão sistematizar os resultados do Encontro.

O encontro será transmitido pelo Datasus por meio do link: http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal

As discussões serão noticiadas on line pelo Facebook pelo Portal da Inovação em Saúde (https://www.facebook.com/inovacaonagestao)

Por Vanessa Borges/Portal da Inovação

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe