APSREDES

CONASS promove debate para discutir o tema Saúde: para onde vai a nova classe média

17/04/2013 – O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) promoverá o debate Saúde: para onde vai a nova classe média, no próximo dia 24 de abril, no Hotel Nacional, em Brasília. O tema foi escolhido pela importância de se conhecer o movimento da nova classe média brasileira (classe C) e suas repercussões no SUS e no sistema privado de saúde. O seminário será o primeiro de uma série, que visa aprofundar as discussões sobre este, e outros temas contemplados no Projeto CONASS Debate. 

O evento terá um dia de duração e contará com a participação de quatro expositores (Marcelo Neri, presidente do Ipea e ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular; José Cechin, presidente da FenaSaúde; e Lígia Bahia, professora da UFRJ), um coordenador (Wilson Alecrim, presidente do CONASS), um moderador (Renilson Rehem, consultor do CONASS) e dois debatedores (Ana Maria Malik, professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas; e Ricardo Paes de Barros, economista, pesquisador do Ipea e subsecretário de Ação Estratégica da Secretaria de Ações Estratégicas da Presidência da República).

Ascensão da classe C no Brasil

Nos anos 90 o Brasil estabilizou sua economia e deslanchou um importante processo de reformas estruturais, com o forte impulso dado à privatização e à reorientação da política social.

Essas mudanças alteraram profundamente as percepções e estratégias normais de ascensão social cujo horizonte deixa de ser individual para tornar-se coletivo. Assim, milhões de brasileiros passaram a experimentar a mobilidade social. A classe C deixou de ser baixa e começou a ser média, disputando espaço com as classes médias tradicionais.

Na análise da ascensão da classe C, a questão central é a da sustentação. Se a nova classe média resulta do encurtamento das distâncias sociais em função da difusão do consumo, como irão seus integrantes gerar a renda necessária para sustentar os novos padrões? Sob que condições são sustentáveis os índices de expansão da nova classe média? A tendência é de crescimento sustentável, estagnação ou regressão?

É alta a proporção da classe C que teme perder o padrão de vida atual ou não ter dinheiro suficiente para se aposentar, o que é compartilhado pela metade das classes D e E.

Os brasileiros acreditam na necessidade da intervenção estatal em vários campos: controle de preços, gestão da saúde, das aposentadorias, educação fundamental, universidades e abastecimento de água. Estão dispostos a pagar mais impostos para tê-los.

A capacidade da classe média em transformar-se em agente fundamental da revisão de valores sociais e em fonte de apoio para frear a escalada da transgressão e da corrupção depende de seu capital político. Isso seria possível num contexto de uma sociedade anômica interagindo com um sistema institucional anêmico e num ambiente de baixa acumulação de capital social?

Essas são algumas questões que o CONASS pretende abordar e debater durante o evento.

Confira a Programação

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura: Wilson Alecrim – presidente do CONASS

10h às 10h30 – Expositor: Marcelo Neri – presidente do Ipea e ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

10h40 às 11h10 – Expositor: Renato Meireles – sócio-presidente do Data Popular

11h20 às 11h50 – Expositor: José Cechin – diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde/RJ

12h às 12h30 – Expositora: Ligia Bahia – Univerdidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

12h40 às 14h – Almoço

14h às 14h30 – Moderador: Renilson Rehem – CONASS

14h30 às 15h – Debatedora: Ana Maria Malik – Fundação Getúlio Vargas/SP

15h às 15h30 – Debatedor Ricardo Paes de Barros – subsecretário de Ação Estratégica da Secretaria de Ações Estratégicas da Presidência da República

15h30 às 17h – Debates entre os participantes, expositores e debatedores

17h – Encerramento
Contatos

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

Telefones: (61) 9696 4675 / 9970 5735 / 8172 8892 / 3222 3000

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe