APSREDES

Comparação entre os sistemas de saúde europeus e o SUS traz algumas informações importantes na reflexão sobre a agenda e os desafios do Sistema Único de Saúde. Autoria de Sílvio Fernandes da Silva/CONASEMS Em momentos de transição política e redefinição da agenda de prioridades do Governo Federal para a saúde, contribuições valiosas como esta ofertada pelo Dr. Sílvio são muito importantes para ajudar na compreensão do processo de organização das redes baseadas na APS. Transcrevemos abaixo as conclusões deste trabalho: A comparação entre os sistemas de saúde europeus e o SUS traz algumas informações importantes na reflexão sobre a agenda e os desafios do Sistema Único de Saúde. Fonte: CONASEMS Sílvio Fernandes da Silva—Membro do Conselho Honorário do CONASEMS Acesse as conclusões Perspectiva comparada: APS no Brasil e Europa— (204.78 kB)

Os autores Matthew Harris (Kings College London) e Andy Haines (London School of Hygiene and Tropical Medicine) publicaram em novembro de 2010 um editorial na British Medical Journal relatando os desafios e os resultados positivos alcançados pelo Programa de Saúde da Familia.

 

Os autores iniciam o texto com um breve resgate histórico da reforma do setor Saúde no Brasil e relatam os avanços na saúde pública nos últimos 15 anos. Embora tais resultados reflitam avanços em todo o sistema de saúde, há evidência para indicar que o alicerce destes resultados positivos seja o Programa de Saúde da Família.

 

Os mesmos explicitam a dinâmica de trabalho das equipes de saúde da familia e destacam o papel pró-ativo do agente comunitário de saúde na promoção e educação em saúde, além da prevenção de complicações.

 

Entre os desafios listados pelos autores estão o recrutamento e retenção de médicos com formação adequada ao provimento de serviços de APS e a formação das Redes de Atenção à Saúde como instrumento de integração dos serviços de APS aos demais níveis de atenção.

 

Segundo os autores, o Programa de Saúde da Família do Brasil pode ser considerado como o exemplo mundial mais impressionante de um sistema de atenção primária integral de rápida expansão e boa relação custo-efetividade. Entretanto, a história de sucesso da atenção primária em saúde do Brasil continua pouco compreendida e ainda fracamente difundida ou interpretada para outros contextos.

 

Acesse o texto traduzido na íntegra.

PSF no British Medical Journal (55.82 kB)

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe