APSREDES

Cofen e OPAS premiarão oito experiências de enfermagem que se destacaram por trabalho inovador no Brasil

Brasília, 25 de agosto de 2023 – O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) premiarão oito experiências de enfermagem que se destacaram pelo trabalho inovador desenvolvido no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Elas foram escolhidas entre 150 iniciativas que se inscreveram na 2ª edição do “Laboratório de Inovação em Saúde da Enfermagem: valorizar e fortalecer a saúde universal”.

O prêmio será entregue durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), previsto para ocorrer de 23 a 26 de outubro deste ano em João Pessoa, no estado da Paraíba, com transmissão ao vivo na plataforma CofenPlay.

O Laboratório de Inovação em Saúde da Enfermagem foi lançado em setembro de 2021. Na primeira fase de avaliação, foram selecionadas 39 práticas que participaram de uma oficina avaliativa, em junho de 2022. Na ocasião, os autores das práticas apresentaram as atividades desenvolvidas nos territórios para uma comissão avaliadora composta por integrantes do Cofen, OPAS, Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O grupo definiu as oito experiências escolhidas após analisar – inclusive, por meio de visitas técnicas – o potencial de replicabilidade, o caráter inovador, a relevância para a enfermagem, os resultados alcançados, entre outros pontos.

Lista das oito experiências inovadoras

“ELPO App: Inovação para avaliação de risco de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
“Impacto da Enfermeira Obstetra de ligação na assistência ao Diabetes Gestacional em uma rede de atenção à saúde”, do Hospital Municipal Dr. Moysès Deutsch/AMA/UBS Integrada Vera Cruz, São Paulo.
“Ligue Web Saúde Joinville como ferramenta de apoio a Atenção Primária em Saúde no enfrentamento da Pandemia COVID-19”, da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, Santa Catarina.
“Mandala de pronação: Um projeto aplicativo para prevenção de lesão de pressão em pacientes em prona na pandemia de covid 19”, do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, Rio de Janeiro.
“Melhoria do Acesso à Pessoa com Estomia de Eliminação no Município de Florianópolis a Partir da Implantação de Dois Fluxogramas de Atendimento”, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina.
“O enfermeiro no processo parir/nascer: estratégia de cuidado e humanização do parto no hospital regional de Propriá-SE”, do Hospital Vicente de Paula/Hospital Regional de Propriá, Sergipe.
“O protagonismo da enfermagem no controle da COVID-19 em idosos institucionalizados”, do Hospital das Clínicas- UFMG/EBSERH, Minas Gerais.
“Tecnologia assistencial para primeira visita domiciliar ao recém-nascido e família”, da Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga, Paraná.

 

Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal 

Fonte: paho.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe