APSREDES

Chamada para nomeação: Campeões contra a Malária nas Américas 2023

A iniciativa Campeões contra a Malária reconhece uma ampla gama de esforços que levam à eliminação da malária nas Américas. Estes esforços podem incluir experiências na eliminação da malária em populações que vivem em zonas de difícil acesso aos serviços de saúde, em c municípios com alta carga com importante impacto/redução de casos, campeões na eliminação (países, municípios ou estados), ações para evitar barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento precoces e resposta rápida (DTI-R), eliminação da transmissão por Plasmodium falciparum, países com vigilância reforçada contra a malária, colaborações binacionais/Sul – Sul em malária, participação intersetorial e comunitária com impacto na gestão e redução de casos, entre outros.

A iniciativa visa reconhecer ações em saúde pública, entidades governamentais nacionais ou subnacionais, e outras instituições ou organizações, grupos ou comunidades com evidencias sobre ações sustentadas com impacto positivo no controle e eliminação da malária.

 

1. Quem se pode candidatar?

  • Ministério da Saúde ou entidades governamentais subnacionais (Secretaria de Estado de Saúde, Saúde Regional, Programa Local de malária, etc.),
  • Municípios (rede local de saúde, secretaria municipal de saúde, ator comunitário, grupo de líderes locais, grupos Colaboradores Voluntários),
  • Uma pessoa ou grupo de pessoas que tenha liderado um esforço impactante contra a malária,
  • ONG,
  • Universidades (grupo de investigação),
  • Setor privado,
  • Outros interessados em malária,
  • Qualquer pessoa pode candidatar-se em nome de um terceiro.

 

2. Tópicos:

  • Êxitos na redução da malária em populações que vivem em zonas de difícil acesso (especialmente em grupos vulneráveis: populações indígenas, migrantes, garimpeiros, populações móveis, etc.);
  • Experiências bem sucedidas com a redução da malária em Municípios de Alta Carga (onde se concentra a maioria dos casos em uma determinada área);
  • Eliminação da malária recentemente alcançada (em países, estados ou municípios);
  • Experiências bem sucedidas na melhoria do acesso ao diagnóstico e da adesão ao tratamento;
  • Modelos operacionais inovadores (desenvolvidos em países, ou por parceiros), com impacto documentado no controle/eliminação da malária;
  • Esforços das instituições de investigação para melhorar os conhecimentos e as provas, e fornecer novos instrumentos para a eliminação acelerada da malária.
  • Redução da carga de malária através de colaborações binacionais/Sul-Sul; participação intersectorial e comunitária (sincronização de atividades);
  • Experiências bem sucedidas de países, municípios ou estados com redução ou aceleração da eliminação do P. falciparum e impedindo o restabelecimento da sua transmissão.

 

3. Condições:

  • Esforços programáticos e/ou de gestão com:
    1. Melhorias nos indicadores do processo relacionados com uma ou mais dos seguintes componentes: i) expansão da rede de diagnóstico e tratamento, para reforçar a gestão de casos, ii) participação comunitária, iii) gestão intersetorial, iv) ações dirigidas a grupos vulneráveis, v) coordenação binacional, etc.
    2. Impacto epidemiológico: redução significativa no número total de casos de malária, mortalidade e transmissão de P. falciparum em grupos vulneráveis, etc.
    3. interrupção da transmissão da Pf e/ou da malária total;

 

4. Experiências a serem reconhecidas:

Qualquer experiência que satisfaça as condições acima referidas.

 

5. Como candidatar-se para ser um Campeão contra a Malária:

A candidatura será um processo em duas etapas.

A- O primeiro passo consiste em submeter uma manifestação de interesse com as seguintes indicações:

  1. O perfil do candidato nomeado (e o candidato, se diferente do nomeado)
  2. O tema a ser reconhecido (descrição do esforço indicado para reconhecimento; 50 palavras no máximo)
  3. Justificação do tema proposto (500 palavras no máximo):
    • Descrever os esforços nomeados (melhorias programáticas e/ou de gestão);
    • Descrever o impacto dos esforços (impacto epidemiológico, mudanças políticas, etc., coerentes com os esforços que estão a ser reconhecidos).

B- A segunda etapa será concluída pelos candidatos mediante o recebimento de um convite do Comitê do MC, para o candidato documentar detalhadamente os esforços reconhecidos. Esta documentação incluirá:

  1. Justificativa detalhada do tema indicado:
    • Documentar os esforços indicados (melhorias programáticas e/ou de gestão);
    • Documentar o impacto dos esforços (impacto epidemiológico, mudanças políticas, etc., de acordo com os esforços que estão sendo reconhecidos), incluindo esforços de colaboração e parcerias.
    • Documentar desafios e limitações
    • Considerar documentação audiovisual (com apoio externo, se possível)
  2. Perspectiva de sustentabilidade das intervenções reconhecidas (sustentável na área implementada, possível replicação em outros ambientes)

A avaliação considerará os seguintes requisitos da informação apresentada: atualidade, completude, veracidade.

 

6. O papel dos Ministérios da Saúde no processo:

No processo, o Ministério da Saúde é convidado/incentivado a:

  • Candidatar experiências.
  • Fornecer informações epidemiológicas, estratégicas e programáticas adicionais, quando necessário.

 

7. Reconhecimento:

Os Campeões contra a Malária nas Américas vão receber:

  1. Placa comemorativa.
  2. Oportunidades para um maior desenvolvimento das capacidades técnicas.
  3. Oportunidade de ser destaque em diversas plataformas de comunicação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) , Fundação da ONU, Universidade George Washington (GWU-MISPH), (Universidade Johns Hopkins JHU-CCP), Universidade Internacional da Florida (FIU-GHC)e Sociedade Americana de Medicina e Higiene Tropical (ASTMH)como uma história de melhores práticas sobre a malária.

 

8. Prazo:

Todas as manifestações de interesse para os Campeões contra a Malária nas Américas 2023 devem ser enviadas até 12 de Maio de 2023.

Até 30 de junho de 2023, todos os candidatos receberão feedback do Comitê MC para prosseguir com a segunda etapa da candidatura, fornecendo documentação detalhada (até 25 de agosto de 2023) ou fortalecer os esforços indicados para consideração posterior.

 

9. Mais informações:

 

Fonte: paho.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe