APSREDES

Cartão do SUS ganha versão digital

A versão digital do cartão do SUS já está disponível para download aos usuários com sistema Android. A nova ferramenta lançada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de disponibilizar informações sobre a saúde do paciente, como controle de diabetes e hipertensão, tipo sanguíneo e uso de medicamentos, além do número do Cartão Nacional de Saúde.
Ao fazer o download o paciente informa se já possui acesso ao Sistema Único de Saúde, preenche seu CPF, email e data de nascimento. Além de facilitar o acesso dos pacientes às informações, o aplicativo também pretende trazer economia aos cofres públicos que chega a gastar R$ 4 milhões na compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão.
Por enquanto o programa não tem versão para iPhone, mas a previsão é de que em novembro ele já esteja disponível na Apple Store. De acordo com o órgão, o app passará por atualizações nos próximos meses o que ampliará a oferta de serviços disponíveis. “Vamos aperfeiçoar cada vez mais o aplicativo de modo que seja possível ampliar a oferta de serviços disponíveis através da ferramenta, como a busca de serviços de saúde com auxílio de mapas, alerta de consultas marcadas na rede pública e até solicitar marcação de consultas pelo aplicativo”, explicou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
É importante lembrar que as unidades de saúde da rede pública devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão. Caso o paciente não tiver o documento (digital ou plástico ou número), o registro pode ser feito no momento do atendimento.

Fonte – Ministério da Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe