APSREDES

Capacitação da Equipe de Serviços Gerais no enfrentamento da #Covid-19

Autora: Shirley Maria De Araujo Passos.

Coautores: Vera Nici Souza Hoshiba, Jocilane Lima de Almeida Vasconcelos e Angela Maria Matos do Nascimento

A educação permanente foi acionada em Manaus para capacitar os profissionais de serviços gerais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e na desinfecção do ambiente. As atividades foram desenvolvidas pelo Departamento de Atenção Primária à Saúde e a Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) visando a divulgação dos protocolos utilizados durante a pandemia.

As videoaulas, que foram gravadas pelos próprios profissionais de saúde da SEMSA, priorizaram a proteção dos profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. A capacitação abordou o protocolo de limpeza e desinfecção, de limpeza concorrente, de limpeza terminal, sobre uso de EPI, paramentação e desparamentação, de técnicas de lavagem, e de descarte de resíduos. As aulas estão disponibilizadas no portal da SEMSA com acesso livre.

“Falhas nos processos de limpeza e desinfecção de superfícies podem ter como consequência a disseminação e transferência de microrganismos nos ambientes dos serviços de saúde, colocando em risco a segurança dos usuários e dos profissionais. Dessa forma, treinar a equipe de limpeza para sigam os cuidados necessários de higienização é uma condição para a prevenção de infecções cruzadas e para o enfrentamento da Covid-19 nas Unidades de Saúde da SEMSA Manaus”, relata Shirley Passos, cirurgiã-dentista e servidora da SEMSA Manaus.

 

Mais informações – https://semsa.manaus.am.gov.br/

 

LIMPEZA E DESINFECÇÃO: CAPACITANDO A EQUIPE DE SERVIÇOS GERAIS NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS DURANTE A PANDEMIA

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe