APSREDES

Em Teresina, a prefeitura reservou 23 Unidade Básicas de Saúde, de um total de 90, para atender aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. “Entendendo que a APS é central na rede de cuidado em saúde no combate à Covid-19, a gente resolveu investir na busca ativa de novos casos suspeitos de síndrome gripal na população, ampliando a capacidade de testagem, a notificação de casos e o rastreamento de contatos de casos confirmados de Covid-19 no domicílio”, explica Andréia Sena, enfermeira e apoiadora institucional da Diretoria de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS)de Teresina, Piauí.

“A gente investiu muito na notificação dos casos desde o primeiro dia de atividade nas UBS exclusivas para síndrome gripal. Pelo E-SUS VE, a gente envia os dados para um sistema que importa a lista de casos confirmados de toda rede, pública e privada, e envia a relação dos pacientes para um grupo de enfermeiros que faz a teleconsulta, monitorando os sintomáticos e identificando os contatos intradomiciliares. Depois, a equipe de testagem segue para o domicílio dessas pessoas”, explica Andréia Sena.

Desta forma, Teresina testa diariamente cerca de 1.000 pacientes nas 23 UBS, que funcionam de domingo a domingo, e nas visitas domiciliares, segundo a diretoria de Atenção Básica da FMS. “A gente aumentou muito a quantidade de testes realizados porque a quantidade de casos está em curva ascendente. A gente tem um total de 27% dos resultados dos testes como positivo”, explica.

O município também colocou à disposição da população um número de Whatsapp (86 99425-1578) para agendar o teste de Covid-19. “Com essa experiência, a gente conseguiu evitar a circulação de pessoas possivelmente infectadas, fortalecendo a manutenção do isolamento domiciliar para diminuir a disseminação do vírus ”, considera a enfermeira Andréia Sena. “Com a identificação precoce dos casos, a APS evita o agravamento do quadro da infecção”, explica Sena.

Veja a apresentação – BUSCA ATIVA COM RASTREAMENTO DE CONTATOS DOMICILIARES ok

Apresentação - Busca ativa com rastreamento de contatos domiciliares

Teresina/PI - Busca ativa com rastreamento dos contatos