APSREDES

Brasil participará do Seminário Saúde Territorial dos Governos Locais Latino-americanos no Chile, nos dias 8 e 9 de setembro

O seminário “Salud territorial desde los gobiernos locales latinoamericanos” acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro, na cidade de Santiago, no Chile, na Corporación Cultural de Recoleta (Corporação Cultural da Recoleta), das 9h às 17h. O objetivo é promover o intercâmbio e a divulgação de experiências inovadoras de participação social e de liderança em saúde, nos processos de construção em conjunto da Atenção Primária, no âmbito dos Governos Locais, a partir das vozes de seus protagonistas: trabalhadores da saúde, líderes comunitários do Chile e do continente latino-americano, gerando melhorias na vida da população. As inscrições estão encerradas, o evento será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, e será transmitido ao vivo nas plataformas digitais da Universidad Abierta de Recoleta (UAR).

A convite da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Cristiane Martins Pantaleão, Secretária Municipal de Saúde de Ivaiporã/Paraná e Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), representará o Brasil, apresentando a experiência “Salud territorial desde la realidad de Brasil”, na quinta-feira, dia 8 de setembro.

O projeto é organizado pelo “Departamento de Salud de Recoleta” e pela “Universidad Abierta de Recoleta”, por meio do seu “Instituto de Discapacidad, Inclusión y Cuidados (IDIC)”. “Hoje nos encontramos em um contexto sócio-político permeado de profundas transformações que nos chamam a realizar uma revisão em torno das nossas práticas de ação coletiva e comunitárias, para fomentar a participação e a democracia. Enquanto avançamos para uma saúde como um direito social, necessitamos ouvir aqueles que lideram iniciativas que superam o olhar hospitalocêntrico e biomédico”, explicou Alison Morales, diretora do IDIC.

As experiências mais exitosas serão escolhidas pela comissão avaliadora. O evento contará com exposições, oficinas, painéis e fotografias que compartilharão as experiências do trabalho territorial em saúde. Serão escolhidas as melhores fotografias e os melhores painéis por voto popular com os participantes presentes no seminário. Os eixos temáticos para diálogo durante o seminário serão: migrações, deficiência, dependência grave e cuidados, Feminismos e dissidências, doenças crônicas e câncer, envelhecimento, medicina ancestral, cursos de vida e saúde mental.

Foram convocados a participar: os Governos Locais, dirigentes sociais, trabalhadores de saúde de Recoleta, funcionários municipais, estudantes da UAR (Universidade Recoleta), vizinhos(as) de Recoleta e usuários da saúde em geral, grupos sociais e movimentos territoriais, escolas de saúde pública de distintas Universidades do país e latino-americanas, e estudantes da saúde.

 

 

Acesse a programação aqui.

 

Para mais informações, acesse: https://www.uar.cl/seminariosalud/

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe