APSREDES

Brasil participa de pesquisa sobre as condições pós-Covid e perfil de internações hospitalares de Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Aproximadamente 60 estabelecimentos hospitalares e 80 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e ambulatórios especializados do Sistema Único de Saúde (SUS) vão colaborar com a Plataforma Clínica Global da OMS para COVID-19, no segundo semestre de 2022. A ferramenta virtual, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece um sistema unificado para inclusão de dados clínicos anonimizados de pacientes hospitalizados de Covid-10 e de usuários com condições pós-Covid, propiciando a melhor compreensão do perfil das hospitalizações de Covid-19 e da condição pós-COVID-19, além de corroborar para as melhores práticas de manejos clínicos e de seguimento dos usuários no pós-Covid.

A apresentação do projeto ocorrerá nesta quarta-feira, 3 de agosto, em reunião virtual com a participação de representantes da OMS, da OPAS/OMS, do Ministério da Saúde e dos estabelecimentos de saúde vinculados às secretarias estaduais, municipais de saúde e do Distrito Federal e instituições de ensino, pesquisa e assistência. O encontro será transmitido no canal do Youtube do Portal da Inovação da Gestão do SUS (https://www.youtube.com/portaldainovaçãosaude) , a partir das 12h de Brasília.

Com apoio financeiro e técnico do escritório da OMS, da OPAS/OMS e do Ministério da Saúde, o projeto prevê a realização de duas grandes pesquisas retrospectivas com os dados clínico anonimizados fornecidos à Plataforma Global, são elas:

– Atualização do estudo retrospectivo das internações hospitalares por Covid-19 para o período de março de 2020 a maio de 2022, considerando a possibilidade de ampliação das unidades hospitalares participantes. Em 2021, o Brasil forneceu informações clínicas anonimizadas de 19.474 pacientes hospitalizados por Covid-19 no Brasil, em 36 hospitais, no período de janeiro/2020 a fevereiro/2021. Agora a pesquisa foi ampliada para o até o período de maio de 2022. A 1ª etapa da pesquisa está publicada no Relatório Brasil, divulgado em Junho de 2021, pela OMS, com os aspectos demográficos, apresentação clínica, terapêutica, manifestações clínicas e desfechos em pacientes hospitalizados por suspeita ou confirmação de COVID-19, que foram relatados à pelas unidades de saúde e partes interessadas no país, disponível em https://iris.paho.org/handle/10665.2/54817

Pesquisa retrospectivas do seguimento da condições Pós-Covid: tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as sequelas de médio e longo prazo da Covid-19 na população; permitir a identificação na rede de atenção do SUS a continuidade do cuidado dos pacientes no pós-Covid referente ao atendimento de suas necessidades clínicas e de reabilitação de médio e longo prazo. Para execução dessa pesquisa, a OPAS/OMS-Brasil convidou serviços de saúde dos três níveis da atenção: unidades de Atenção Primária à Saúde e Ambulatórios Especializados de reabilitação Pós-Covid dos Hospitais da atenção terciária que participaram da 1a etapa e de novas instituições hospitalares.

Segue a programação do evento:

encontro projeto brasil 2022

plataforma clínica global covid-19 e pós-covid da organização mundial da saúde – oms

 

 

Data: 03 de Agosto de 2022

Horário: 12h00 – 13h30

Local: Sala virtual – Plataforma Zoom com tradução simultânea (inglês, espanhol e português). Endereço encaminhado via outlook.

Transmissão ao vivo:  https://www.youtube.com/portaldainovaçãosaude

Participantes: Dirigentes e pesquisadores das Instituições participantes, gestores e técnicos do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais, DF e Municipais de Saúde, WHO/Genebra, PAHO/OMS e OPAS/OMS-Brasil.

Objetivos do Encontro:

  • Formalizar a participação do Brasil na 2ª etapa do Projeto- Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid-OMS.
  • Apresentar a Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid-OMS.

 

  • Alinhar e compartilhar as estratégias de desenvolvimento da Pesquisa -2022:
  • Estratégia 1- continuidade da pesquisa de caracterização clínica e manejo de pacientes hospitalizados com COVID-19;
  • Estratégia 2: Seguimento dos Pacientes Pós-Covid.

 

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO ATIVIDADE
12h00 Boas-vindas, objetivo da reunião e a importância do Projeto em colaboração ao País e à OMS

•        Dra Socorro Gross (representante da OPAS/OMS no Brasil)

•        Dr. Brunno Ferreira Carrijo (Diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência- DAHU/SAES/MS)

•        Dr Nésio Fernandes de Medeiros Junior- Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo/Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde-CONASS

•        Dr. Ludovic Reveiz (Advisor, Health Research Management Knowledge Translation and Evidence Program Evidence and Intelligence for Action in Health Department, PAHO/WHO)

•        Dr. Roberto Tapia Hidalgo (Coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde- UTHSS/OPAS/OMS)

 

 

12h20

Apresentação da Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid

Dra Silvia Bertagnolio (Clinical management, IMS for COVID-19, WHO (Genebra) e equipe.

Moderador: Dr Ludovic Reveiz (Advisor, Health Research Management Knowledge Translation and Evidence Program Evidence and Intelligence for Action in Health Department, PAHO/WHO)

 

12h50

Colaboração Brasil à Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid da OMS

Dr Roberto Tapia Hidalgo (Coordenador da Unidade Técnica de Sistemas      e Serviços de Saúde- UTHSS/OPAS/OMS);

Submissão e aprovação do Projeto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP

 Dr Fernando Anschau – Pesquisador responsável Centro Coordenador (Grupo Hospitalar Conceição-Porto Alegre)

13h10 Debate e contribuições
13h25 Encaminhamentos finais e encerramento

 

 

Transmissão online:

Dia – 3 de agosto

Horário – 12h de Brasília

Canal – www.youtube.com/portalinovacaosaude

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe