Brasil adere ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência em reunião entre gestores do SUS

Layout-Campanha-FundoBranco

“Quando falamos do Sistema Único de Saúde (SUS), pensamos que estamos falando apenas de normas, financiamento, protocolos, mas na realidade estamos falando de algo mais especial que temos que é o nosso talento humano. O talento humano nesta pandemia é o único que não podemos expandir rapidamente, só podemos desenvolver por meio de um processo planejado e valorizado de recursos humanos e que precisa ter um investimento”, ressaltou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS Brasil), Socorro Gross, no lançamento da campanha Proteja.Invista.Juntos – 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência. A adesão à campanha pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONAMENS), além do Conselho Nacional de Saúde, ocorreu nesta sexta-feira, 30 de abril, na reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.

“A prioridade do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), é ter olhar especial para os operadores da saúde na ponta com compromisso de continuar investindo”, declarou o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao ressaltar a contribuição de todas as categorias profissionais da saúde no enfrentamento da COVID-19. Na oportunidade, os gestores do SUS entregaram uma menção honrosa aos representantes dos conselhos federais das categorias da saúde presentes na solenidade (Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem).

Como ato conjunto ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência, os gestores das três esferas do SUS assinaram uma Carta de Compromisso em que reconhecem necessidade de ampliar os investimentos e de melhorar a qualidade nas condições de trabalho do sistema de saúde. Na reunião, os gestores também prestaram condolências às vítimas da COVID-19, que somam mais de 400 mil mortes.

 

Leia a íntegra da Carta de Compromisso Agenda Brasil – 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência.

Veja o vídeo da campanha OPAS/Brasil

Link da Reunião CIT

 

Fotos – Crédito Equipe UTHSS

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Comentários