APSREDES

Brasil adere ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência em reunião entre gestores do SUS

“Quando falamos do Sistema Único de Saúde (SUS), pensamos que estamos falando apenas de normas, financiamento, protocolos, mas na realidade estamos falando de algo mais especial que temos que é o nosso talento humano. O talento humano nesta pandemia é o único que não podemos expandir rapidamente, só podemos desenvolver por meio de um processo planejado e valorizado de recursos humanos e que precisa ter um investimento”, ressaltou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS Brasil), Socorro Gross, no lançamento da campanha Proteja.Invista.Juntos – 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência. A adesão à campanha pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONAMENS), além do Conselho Nacional de Saúde, ocorreu nesta sexta-feira, 30 de abril, na reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.

“A prioridade do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), é ter olhar especial para os operadores da saúde na ponta com compromisso de continuar investindo”, declarou o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao ressaltar a contribuição de todas as categorias profissionais da saúde no enfrentamento da COVID-19. Na oportunidade, os gestores do SUS entregaram uma menção honrosa aos representantes dos conselhos federais das categorias da saúde presentes na solenidade (Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem).

Como ato conjunto ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência, os gestores das três esferas do SUS assinaram uma Carta de Compromisso em que reconhecem necessidade de ampliar os investimentos e de melhorar a qualidade nas condições de trabalho do sistema de saúde. Na reunião, os gestores também prestaram condolências às vítimas da COVID-19, que somam mais de 400 mil mortes.

 

Leia a íntegra da Carta de Compromisso Agenda Brasil – 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência.

[pdfjs-viewer url=”https%3A%2F%2Fapsredes.org%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F05%2FCarta-de-Compromisso-Ano-Internacional-dos-Trabalhadores.pdf” viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]

Veja o vídeo da campanha OPAS/Brasil

Link da Reunião CIT

 

Fotos – Crédito Equipe UTHSS

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe