APSREDES

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO FEVEREIRO /2022

 

 Logo 

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO FEVEREIRO /2022

Notícia Premio APS Forte


Placeholder 
Ministério da Saúde e OPAS indicam 167 experiências para nova fase do Prêmio APSForte no SUS

 

O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, divulga, nesta quarta-feira (16/02), o resultado da 1ª etapa de avaliação das práticas habilitadas do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. São 167 práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo país.

“As experiências selecionadas representam um conjunto de ações e diretrizes preconizadas pelas políticas nacionais no âmbito da APS com um olhar para a integralidade no cuidado. Desenvolvidas por grandes e pequenos municípios, as experiências escolhidas têm alto potencial de replicabilidade e respondem de forma inovadora aos desafios cotidianos em saúde vivenciados no SUS”, explica a consultora da OPAS, Iasmine Ventura. “As experiências refletem uma APS forte e resolutiva e sinalizam para os gestores alternativas para avançar na implementação da política de saúde”, pontua Ventura.


Placeholder 


Cofen e OPAS selecionam 39 experiências para Laboratório de Inovação

 

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/BRA) divulgam, nesta quinta-feira (10/02), as 39 experiências selecionadas para segunda etapa do Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal. As práticas se destacaram entre os 150 relatos inscritos na inciativa, cujo objetivo é reunir conhecimentos sobre a prática da Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para subsidiar e formular políticas públicas sustentáveis, contribuindo para a qualificação da categoria profissional. As experiências selecionadas para a segunda etapa de avaliação serão apresentadas em oficina de trabalho, prevista para maio, no formato presencial, em Brasília


Placeholder 


CNS e Opas planejam ações conjuntas em defesa do SUS mediante novo termo de cooperação

 

Integrantes da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) estiveram nesta quinta (3/02) reunidos com a diretoria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS), para sacramentar a continuidade da parceria, permitida por meio da assinatura do Termo de Cooperação (TC) firmado entre os órgãos. O TC entre a Opas e o CNS foi assinado no último dia 24 de dezembro, após uma intensa mobilização junto ao Ministério da Saúde.


Placeholder 


Webinar Internacional Gestão de Recursos Humanos de Saúde em Emergência Sanitárias

 

Para ampliar a discussão sobre a identificação e a gestão de riscos ocupacionais de exposição de profissionais de saúde na emergência sanitária instalada na pandemia Covid-19, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, a Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde realizam o Webinar Internacional Gestão de Recursos Humanos de Saúde em Emergência Sanitárias, nos dias 17 e 18 de fevereiro, a partir das 9h.

A transmissão virtual ocorrerá pelo canal YouTube da EERP-USP e do Portal de Inovação na Gestão do SUS

Dia 17: https://www.youtube.com/watch?v=weRMr32brLM ou Link: https://www.youtube.com/watch?v=7FrVPPKLmOA
Dia 18: https://www.youtube.com/watch?v=a9QUig_Vi1M ou https://www.youtube.com/watch?v=7FrVPPKLmOA


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe