APSREDES

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL

 

 Logo 

BOLETIM INFORMATIVO ESPECIAL DE NOVEMBRO


Placeholder 
Placeholder


Seminário Internacional do Direito à Saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) convidam a todos para participar do:
“Seminário Internacional do Direito à Saúde: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia e das desigualdades sociais”.

1. Promover um diálogo com experiências internacionais sobre o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento das desigualdades sociais, principalmente no contexto da pandemia de COVID-19;
2. Conhecer experiências de enfrentamento à pandemia, com atenção especial à proteção de populações em situação de vulnerabilidade;
3. Reafirmar o protagonismo da participação social no debate sobre os sistemas de saúde. A agenda será composta por Organismos Internacionais, Governos, Academia e Sociedade Civil Organizada de países selecionados, discutindo a temática proposta e buscando recomendações para o Brasil e outros países.
O evento será realizado em formato virtual por plataforma de comunicação (Zoom) e será transmitido “ao vivo” via Redes Sociais do CNS e OPAS/OMS Brasil.


Placeholder 


A experiência do Reino Unido com a Prática Avançada em Enfermagem

A experiência do Reino Unido com a Prática Avançada em Enfermagem (PAE) será o tema da última reunião virtual, a ser realizada na no dia 24 de novembro, às 14h, como parte do ciclo de intercâmbio promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão. A oficina seria realizada no dia 12/11, porém devido a problemas técnicos foi remarcada.

As palestrantes serão a diretora e a presidente do International Council of Nurses (ICN) do Reino Unido, Melaine Roger e Daniela Lehwaldt, respectivamente.

Português – Youtube do Cofen (https://www.youtube.com/SomosEnfermagemTV)
facebook @eucurtoaenfermagem
Youtube da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (https://www.youtube.com/channel/UCF1Y1xTR839DmqRJLBqSjwg)

Espanhol/Inglês – Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude)

O público poderá enviar perguntas via chat. Também será emitido certificado de participação.


Placeholder 


APS FORTE NO SUS – 2021

O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS, por meio da Estratégia de Saúde Universal, entendem que a atenção primária à saúde (APS) deve ser tratada como prioridade na agenda de cooperação, ensejando, assim, a qualificação e a ampliação da Atenção Primária, por meio da Estratégia Saúde da Família. As mais robustas evidências apontam que um sistema de saúde orientado pela APS é mais equânime e custo-efetivo. Portanto, fortalecer a APS deve ser parte de uma agenda estratégica para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), entendido como sistema baseado no direito de todas e todos à saúde, portanto universal, integral e sem barreiras financeiras ao acesso.

Para fazer frente aos desafios impostos pela SAPS, é fundamental o estímulo nos espaços de construção de conhecimento e aprendizado a partir das experiências dos gestores, trabalhadores e usuários da Atenção Primária do Brasil. Esta iniciativa busca experiências que promovam a melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o seu papel como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde.

Os desafios para o SUS são imensos. E, com a chegada da pandemia de COVID-19, em março de 2020, nosso país se viu ainda mais desafiado a oferecer saúde integral e de qualidade a toda sua população, com acesso universal e equânime. Após o avançar da pandemia, a lição aprendida pelo Brasil e pelo mundo é que as estratégias de enfrentamento da emergência sanitária precisam se projetar para a comunidade, com um enfoque baseado na atenção primária. Aprendemos que a APS precisa se reinventar para continuar sendo a porta de entrada do sistema de saúde, responder às demandas da emergência e manter o atendimento e os serviços essenciais de saúde. Tal tarefa só é possível com compromisso, organização e protagonismo de gestores e profissionais.


Placeholder 


Conheça a página web sobre Recursos Humanos em Saúde do Portal da Inovação na Gestão do SUS


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe