APSREDES

Avanços

Foi apontado como um grande avanço pelos gestores e trabalhadores, a instituição da Mesa como importante espaço de diálogo, como ilustra o depoimento a seguir:

Eu acho que o maior ganho da Mesa, é a existência dela em si. (Informação verbal)

O reconhecimento por parte do Sindicato dos Médicos das demais categorias envolvidas no processo; a união da bancada sindical no que diz respeito ao consenso no conjunto de reivindicações; a efetividade das atividades da Mesa; a capacitação realizada pelo DIEESE; a pluralidade de classes sindicais representadas na Mesa; e, os ganhos efetivamente alcançados no que se refere à legislação trabalhista, foram também registros relatados como avanços alcançados pela instituição da MMNP-SUS/BETIM.

Ainda na ordem dos avanços, a seguinte fala merece destaque especial:

Eu acho que nós avançamos muito no diálogo. No entendimento que a administração tem para com as reivindicações, e o respeito aos sindicatos, e por outro lado os sindicatos também para com a administração. (Informação verbal)

No cômputo das potencialidades, uma prática utilizada e bem avaliada pelos integrantes da MMNP-SUS/BETIM, diz respeito à criação de Comissões Paritárias de Estudo. Segundo os entrevistados, estas Comissões se tornaram uma prática que permite a implicação e a participação da bancada dos trabalhadores na busca de soluções compartilhadas para os problemas de ordem encaminhados na Mesa, conferindo a estes trabalhadores um status de protagonismo da ação e não de mero expectador do processo.

A manutenção do diálogo através da MMNP-SUS/BETIM foi mencionada também quanto uma potencialidade conforme depoimento dos entrevistados.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

A criação de Comissões Paritárias de Estudo; a união da bancada sindical; a efetividade das atividades da Mesa; a capacitação realizada pelo DIEESE; a pluralidade de classes sindicais representadas na Mesa, são alguns dos avanços apontados entre outros.