Atenção Domiciliar
Identificar, sistematizar e compartilhar lições aprendidas e boas práticas em Atenção Domiciliar com vistas a fomentar a tomada de decisão e o cuidado integral nas redes de atenção à saúde dos indivíduos e coletividades.
- Identificar as experiências bem sucedidas, buscando o seu potencial de inovação, analisando os caminhos que levaram a mudanças no processo de trabalho e geraram melhorias para os usuários dos serviços.
- Valorizar e divulgar essas experiências.
- Caracterizar o que seriam inovações no desenvolvimento da Atenção Domiciliar.
- Colaborar para a troca de experiências entre os municípios e estabelecimentos que tenham programas de Atenção Domiciliar.
- Contribuir com o Ministério da Saúde para a melhoria e fortalecimento da política de atenção domiciliar.
- Disponibilizar bibliografia atualizada sobre atenção domiciliar no Brasil e no mundo.
- Compartilhar as lições aprendidas e boas práticas com outros países do mundo.
O Grupo de Trabalho – GT do Laboratório de Atenção Domiciliar foi integrado por pessoas ligadas à Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e à Coordenação de Atenção Domiciliar, do Departamento de Atenção Básica, vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Este GT – OPAS/AD/DAB/MS teve a função de definir a metodologia de trabalho do Laboratório e conduzir o processo de seleção das experiências inovadoras, participando ainda das visitas aos municípios de localização das experiências selecionadas. As estratégias de divulgação dos casos estudados também foi objeto de discussão do GT.
O Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar foi realizado em parceria entre OPAS e o Ministério da Saúde e os seus resultados são fruto do esforço deste grupo.