APSREDES

SAÚDE NOS TERREIROS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE, INTEGRALIDADE E VALORIZAÇÃO DOSSABERES TRADICIONAIS

Autore(s)
DANILO MARTINS ROQUE PEREIRA
Co-Autore(s)
Renata Bezerra de Albuquerque
Zelma de Fátima Chaves Pessôa

Contextualização

Comunidades conhecidas por terreiros, roças ou casas de matriz africana, se constituem em espaços próprios de resistência e sobrevivência, que possibilita a preservação e recriação de valores civilizatórios, de conhecimentos e da cosmovisão trazidas pelos africanos, quando transplantados para o Brasil. Caracterizando-se pelo respeito à tradição e aos bens naturais; o uso do espaço para reprodução social, cultural e espiritual da comunidade; e a aplicação de saberes tradicionais transmitidos através da oralidade desempenha um papel extremamente importante na promoção da igualdade racial, combate ao racismo, segurança alimentar enutricional das comunidades em que vivem e atuam, e espaço de cuidado e acolhimento no território. É de fundamental importância destacar a atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) no processo de fortalecimento de vínculos e na promoção da saúde e cidadania da população negra através da promoção de ações e serviços nesses espaços historicamente estigmatizados.

Objetivo

Relatar a experiência no Núcleo de Saúde da População Negra do município de Jaboatão dos Guararapes (PE) na promoção de ações de Saúde e Cidadania nos terreiros de matriz africana.

Metodologia

Através de um mapeamento dos terreiros de matriz africana pelo Núcleo de Saúde da População Negra, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e profissionais da Estratégia de Saúde da Família, foi possível ter um panorama da realidade desses espaços. A coleta das informações acontecia através da visita dos membros que compõe o CMRP nas roças eACSs, recebidos pelas lideranças religiosas. A área técnica de saúde da população negra elaborou uma nota técnica sobre a necessidade de uma maior aproximação das equipes no reconhecimento destes locais enquanto espaços de acolhimento e promoção de saúde. Posteriormente, os profissionais da eSF, em conjunto com os equipamentos da secretaria de direitos humanos e assistência social, passaram a contribuir nas ações de saúde e cidadania, promovendo uma vinculação no processo de cuidado, através da oferta de diversos serviços.

Resultados

Foram realizadas diversas ações em conjunto com as secretarias municipais de direitos humanos e assistência social, através de uma articulação intersetorial. Atualmente, o município de Jaboatão dos Guararapes conta com aproximadamente 72 terreiros, casas e roças de matriz africana mapeadas. A participação da Estratégia de Saúde da Família nesse processo oportunizou a discussão sobreracismo institucional, a desconstrução de preconceitos e estigmas, além de promover a construção do vínculo e possibilitar o aumento dos números casas mapeadas no município. O mapeamento vem sendo construído com o protagonismo e a participação dos representantes das comunidades tradicionais de matriz africana será parte integrante da estratégia do município para a efetivação das políticas afirmativas, de respeito e fortalecimento da diversidade étnico-racial e de promoção da saúde.

Considerações Finais

As ações de mapeamento socioeconômico e cultural partem do imperativo da necessidade de coleta e sistematização de dados e indicadores que orientem a elaboração, redimensionamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Participante(s)
Gerência de Políticas Estratégicas e Programas (GPEP)

Galeria de imagens