APSREDES

Projeto Flor do Mandacaru: apoio à saúde do adolescente e redução da gravidez na adolescência

Autore(s)
LAIS MARIA GERMANO CANUTO SALES
Co-Autore(s)
SUCUPIRA, Ana Cecilia
ARAÚJO, Carlos Romualdo de Carvalho

Contextualização

No município de Sobral em 2008, de acordo com os dados do Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB), o índice de gestantes adolescentes menores de vinte anos correspondia a 22,9%, com alguns casos de gestação na adolescência antes dos 15anos. Muitas adolescentes só iniciavam o pré-natal tardiamente, mantendo a gestação escondida dos familiares pela dificuldade de falar sobre a gravidez com os pais, colocando em risco sua saúde e a do bebê. O atraso no início do pré-natal, retardava os cuidados necessários para o desenvolvimento do bebê, com maior risco para a gravidez. Além disso, verificava-se baixo número de atendimentos de adolescentes nas unidades básicas de saúde, o que dificultava as ações de promoção da saúde deste grupo populacional, principalmente no que se refere à saúde sexual e a prevenção da gravidez.

Objetivo

Oferecer atendimento integral à saúde dos adolescentes no município de Sobral, com ênfase na saúde sexual, na prevenção da gravidez e no atendimento do pré-natal. Oferecer acesso facilitado ao atendimento clínico, aos métodos contraceptivos diversos; à realização dos exames de prevenção do câncer ginecológico; à prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis; às orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva e ao atendimento psicológico

Metodologia

A característica da proposta é o atendimento sigiloso. O adolescente procura o Centro de Apoio ao Adolescente (CAA) a partir de suas necessidades de saúde. O pré-natal sigiloso é realizado até que os adolescentes possam assumir a gravidez e serem acompanhados na UBS do seu território. A ênfase é o início precoce do pré-natal, propiciando uma vivência mais tranquila da gravidez. No CAA, um espaço de escuta e reflexão sobre saúde sexual e reprodutiva para a faixa etária de 10 a 19 anos são feitas ações de prevenção e diagnóstico da gravidez, prevenção do câncer ginecológico, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e atendimento psicológico. Para divulgação do CAA são feitas atividades coletivas com Oficinas de Educação em Saúde nas escolas da rede Estadual, Municipal e Privada de Sobral e nos Projetos Sociais para adolescentes. O Projeto funciona articulado com a rede de APS e com 1 enfermeira, 1 ginecologista/obstetra, 1 clínico geral e 1 psicólogo.

Resultados

No período de 2015 a 2019 foram feitos 1126 atendimentos, sendo: 769 por enfermeiros, 306 pelo psicólogo e 59 por médico. Após a implantação do Projeto, a gravidez na adolescência caiu de 22,9% em 2008 para 13,2% em 2019, uma queda de 42,4%.É um resultado muito importante do Projeto Flor do Mandacaru que trabalha para evitar a gravidez indesejada na adolescência. O apoio dado aos pais adolescentes foi fundamental para ajudá-los a assumir o papel de mãe e pai, com vínculo pai/mãe/bebê mais fortalecido, proporcionando melhores condições de sobrevida e desenvolvimento para os bebês. Desde 2013, o Projeto vem realizando, anualmente a Semana Municipal do Adolescente. Em 2017, lançou o Protocolo de Saúde do Adolescente e teve início a capacitação dos profissionais da Atenção Primária para o atendimento ao adolescente.

Considerações Finais

A proposta ajudou a resolver o problema dos adolescentes que não iniciavam o pré-natal no início da gestação por não conseguirem assumir a gravidez para a família. Além disso, não frequentavam a UBS por vergonha, como foi relatado. O caráter sigiloso do atendimento foi fundamental para a procura do serviço. A facilidade de acesso aos anticoncepcionais foi destacada pelos adolescente se contribuiu para reduzir a gravidez indesejada. Trata-se de um projeto de baixo custo e grande impacto.

Participante(s)
Regina Celia SOUSA
Larisse Araújo de FARIAS
Rogeriany Lopes SANTOS
Deline Lopes

Galeria de imagens