APSREDES

Programa Saúde no Campo: ampliação do acesso à saúde em um município do interior Pernambucano

Autore(s)
SHEILA DO NASCIMENTO SANTANA
Co-Autore(s)
Gonçalves Júnior, José de Siqueira
Silva, Alexciane Priscila da

Contextualização

Apesar de possuir uma política nacional instituída desde 2011, a garantia de saúde para as populações do campo ainda é um desafio.Por isso, tornou-se prioritário nas ações da coordenação da APS garantir o atendimento às necessidades de atenção à saúde destaspopulações. Assim, reconhecendo as iniquidades na distribuição da riqueza, a distância entre os povoados e as UBS e outros,instituiu-se o Programa Saúde no Campo com a finalidade de ampliar acesso e garantir continuidade de cuidado.

Objetivo

Descrever a experiência de implantação do Programa Saúde no Campo como estratégia de ampliação de acesso às ações e serviços na área rural no município de Vitória de Santo Antão-PE

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência a partir das ações interprofissionais desenvolvidas pelas equipes do programa Saúde no Campo e as equipes de Saúde da Família-eSF e Saúde Bucal-eSB das áreas rurais do município de Vitória-PE. O município, apesar da tipologia de urbano, possui extensa área rural na qual residem cerca de 13% da população geral (CENSO 2010). Existem nesses territórios 10 eSF e eSB, todavia devido a distância entre algumas localidades e as UBS, a Coordenação da APS iniciou ações itinerantes nas áreas remotas e implantou dois consultórios multiprofissionais de atenção à saúde com atendimento diário com enfermeiras, técnicas de enfermagem e médicos. Após o mapeamento das áreas remotas instituiu-se o programa Saúde no Campo e coordenação específica. Criado no segundo quadrimestre de 2021, o programa tem característica itinerante e garante acesso a atendimento multiprofissional e a ações em parceria com outros setores como assistência social, cultura, educação.

Resultados

As ações do programa Saúde no Campo acontecem como uma extensão das ações da APS. Com uma equipe de médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem as ações acontecem todas quartas e sextas-feiras de forma itinerante com o suporte das equipes NASF, eSF e eSB. São ofertadas vacinação, consultas, dispensação de medicamentos, encaminhamentos para especialistas, solicitação de exames, oferta de práticas integrativas. E alinhadas aos indicadores do Previne Brasil são realizadas atividades voltadas à saúde da criança, saúde da mulher e aos hipertensos e diabéticos, sem desconsiderar as demais linhas de cuidado como: saúde do homem ou saúde do idoso. Além disso, a equipe se instala em pontos de apoio com acesso à internet para atualização do Cartão Nacional do SUS-CNS e conferir cadastramento e vinculação dos usuários às equipes de referência. Ações articuladas com outras secretarias possibilita oficina de desenhos para as crianças, atração cultural, corte de cabelos e outros.

Considerações Finais

Assim, frente ao desafio de efetivar a política de saúde para a população do campo, é necessário avançar no acesso e ampliação dos serviços da APS nas áreas rurais. Manter um olhar diferenciado para esse território, respeitando suas singularidades e assumindo a responsabilidade sanitária por essa população. Pois, quase sempre, diminuir barreiras de acesso é provocar o caminho do encontro, nesse caso, na impossibilidade de chegarem nas UBS, as ações da APS devem bater na porta de suas casas.

Participante(s)
Adilane Ferreira Jose Pereira de Lima Filho Costa
David Willian dos Santos Silva Junior
Evandro Sérgio de Silva Júnior
Valdecir Barbosa

Galeria de imagens