APSREDES

Mediadores Interculturais na APS: Acesso e Acolhimento no SUS

Autore(s)
RITA BUTTES SILVA
Co-Autore(s)
WAINSTEIN, VARGAS LEONARDO
WINCH, MARIANE

Contextualização

O acesso de imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico humano aos serviços públicos de saúde, segundo a Lei de Migrações n° 13.445/2017, deve ser garantido sem discriminação em razão da nacionalidade e da condição migratória (BRASIL,2017). Porto Alegre tem cerca de 30.000 imigrantes, considerando todas as situações migratórias segundo a Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos ¿ UPIIRDD / SMDS / PMPA. Existem cerca de 3.313 imigrantes com cadastro ativo no Cartão Nacional de Saúde na cidade. Cerca de apenas 10% da população imigrante na cidade acessa a APS. A barreira linguística, o desconhecimento sobre o funcionamento do SUS e a desinformação por parte dos profissionais da saúde quanto a especificidades culturais das comunidades migrantes são os principais fatores que os/as impedem de acessar o sistema de saúde.

Objetivo

Contratação de Mediadores Interculturais imigrantes (dois haitianos e uma senegalesa) para desenvolver tarefas referentes ao acesso à APS, qualificação dos atendimentos, continuidade do cuidado, desde o atendimento no território até os diferentes pontos da rede de saúde da Rede de Atenção à Saúde – RAS, monitoramento e vigilância dos casos de Covid -19, ações de prevenção e vacinação contra a COVID 19, abordagem nos territórios e mediação linguística entre usuários imigrantes e equipes de saúde.

Metodologia

A Área Técnica Da Saúde do Imigrante compõe o Núcleo de Equidades da Coordenação de Políticas Públicas em Saúde – CPPS da Atenção Primária em Saúde – APS / SMS e surgiu em novembro de 2018 com o objetivo de promover políticas públicas de saúde à imigrantes, refugiados, portadores de visto humanitário e apátridas. O objetivo da Área Técnica da Saúde do Imigrante, com a contratação de imigrantes fluentes na língua portuguesa, denominados de Mediadores Interculturais, visa superar as barreiras de acesso à saúde, através de mediações presenciais e remotas no caso de Pré Agendamento e demandas espontâneas respectivamente. Os mediadores contam com três celulares com internet e linha telefônica, voucher para deslocamentos e uma sala para a equipe.

Resultados

Durante os 95 dias de existência do Projeto de Mediadores Interculturais na APS (de 27/10/2021 à 31/12/2021) foram realizados: 07ações nas campanhas de vacinações contra Covid 19; 53 confecção de CNS; 14 Mediações em US; 02 Mediações em UPAs; 03acompanhamentos de hospitalizações; 02 acompanhamento de altas hospitalares; 19 articulações com equipes e serviços de saúde;02 articulações com serviços de assistência social; 09 mediações remotas; 22 casos de busca ativa de usuários; 04 mediações em serviços especializados; 02 mediações em exames laboratoriais. Perfazendo um total de 139 atendimentos à 63 usuários imigrantes.

Considerações Finais

Considerações finais: Utilize no mínimo 50 e máximo 500 caracteres Os Mediadores Interculturais desenvolvem um trabalho que transcende a simples tradução, decodificando não apenas termos entre nacionalidades mas culturas e hábitos dos cuidados em saúde entre nações.

Participante(s)
ABSA THEVENIN
JEAN JUNIOR OBAS
YOUDELINE SILVA
BUTTES RITA

Galeria de imagens