APSREDES

CONVIVER MAIS: ATIVIDADE FÍSICA ATRAVÉS DA INTERSETORIALIDADE PARA MUNÍCIPES DO JABOATÃO DOSGUARARAPES

Autore(s)
WELLINGTON BRUNO ARAUJO DUARTE
Co-Autore(s)
Zelma de Fátima Chaves Pessôa

Contextualização

A pandemia de COVID-19 vem ocasionando inúmeros impactos na vida das pessoas, inclusive a redução da atividade física e comprometimento da saúde mental devido às medidas de isolamento social que foram adotadas para reduzir a transmissibilidade viral. Em virtude disso, no mês de agosto de 2021, Jaboatão dos Guararapes lançou o Plano Municipal de Incentivo à Atividade Física, uma estratégia pioneira no estado que integra vários setores através de projetos que promovem a prática de atividade física em locais de maior vulnerabilidade social. O público-alvo é principalmente idosos e pessoas com deficiência, para os quais busca-se proporcionar acesso à atividade física, tendo como benefícios a diminuição da morbimortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, promoção da saúde e melhora da qualidade de vida e bem-estar. Tal ação vem sendo realizada intersetorialmente, com parceria entre as secretarias de saúde e juventude, esporte e lazer, potencializando a saúde e assistência.

Objetivo

Promover práticas corporais e de atividade física regular para os jaboatonenses nos diversos espaços de lazer da cidade com inclusão social de idosos e pessoas com deficiência articulando diversos setores, visando assim reduzir os níveis de inatividade física da população, promover a saúde e oportunizar a socialização dos indivíduos.

Metodologia

O Projeto CONVIVER MAIS acontece durante cinco dias na semana com duração de quatro horas, em horário conveniente ao público-alvo, em sete espaços da cidade, incluindo Academias da saúde, praças e Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Inicialmente, foram revitalizados os espaços de prática do projeto, além de oferecidos equipamentos e acessórios para as atividades. O público geral é de aproximadamente 500 pessoas, incluindo populações mais vulneráveis, como idosos e pessoas com deficiência. É realizado um cadastro e posterior avaliação física, tanto inicial quanto de rotina, por profissionais de educação física, os quais participaram deum Curso introdutório. As atividades incluem alongamentos, caminhada, exercícios de fortalecimento muscular e condicionamento físico, aeróbicos, de equilíbrio e postura, entre outros. O projeto articula-se também com as Unidades de saúde da família, CAPS e outros projetos sociais presentes no território, que também participam da captação de usuários.

Resultados

Através do Projeto CONVIVER MAIS, houve a implementação de espaços de prática de avaliação e atividade física, capacitação dos profissionais de educação física, a revitalização de espaços de lazer e promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e agravos não transmissíveis (como hipertensão, obesidade, diabetes e depressão), a melhoria da qualidade de vida e a socialização da população, a prevenção de quedas, a prática da preceptoria para estudantes e residentes, a inclusão social de pessoas com deficiência e a promoção do envelhecimento saudável. Além disso, através do desenvolvimento de um software, é realizado o cadastro, registro da frequência e avaliação física dos usuários para acompanhamento dos resultados. A articulação intersetorial favorece o vínculo entre os gestores, promovendo novas articulações para oferta de serviços de qualidade, além da possibilidade de criação de vínculos com a sociedade civil, ouvindo as demandas e promovendo melhorias sociais.

Considerações Finais

A articulação coordenada de atores de diferentes setores e da sociedade civil para a promoção da atividade física resulta na construção de uma cidade saudável, sustentável e inclusiva, potencializando a oferta de saúde e assistência social à população. O projeto CONVIVER MAIS é um exemplo de produção do cuidado, com construção de hábitos saudáveis, promoção do envelhecimento ativo, combate ao preconceito e discriminação, fortalecimento da autonomia e resgate do exercício da cidadania.

Participante(s)
Valdir dos Santos Silva
Manoel Felipe da Silva
Andrea Lemos Ferreira

Galeria de imagens