APSREDES

AMPLIAÇÃO DO ACESSO E MONITORAMENTO DOS INDICADORES DA APS EM CANAÃ DOS CARAJÁS, NO PARÁ

Autore(s)
ELIANA PESSOA DO VALE
Co-Autore(s)
Gizele Moreira Rodrigues
Aniele Soares Costa

Contextualização

O município está localizado no interior do Pará, com população estimada de 44.569 habitantes pelo IBGE e 58.830 pessoascadastradas no e-SUS, possui 1 hospital municipal, 13 UBS e 100% de cobertura de Estratégia Saúde da Família. No período 2017-2019, o município passou por um processo de reorganização da APS com objetivo de ampliar o acesso aos serviços através do horáriode atendimento estendido, implantação do acolhimento à demanda espontânea, reterritorialização das microáreas, além daimplantação do prontuário eletrônico integrado entre todas as UBS. Desde então, o município passou a realizar encontros demonitoramento quadrimestral dos resultados e estruturou metas para alcançar os indicadores do Previne Brasil Canaã dos Carajásconta com o apoio do projeto Ciclo Saúde, cooperação técnica para fortalecimento da APS e iniciativa da Fundação Vale, em parceriacom o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio deSá.

Objetivo

Descrever o processo de organização de monitoramento dos indicadores do Previne Brasil com foco na garantia do acesso dosusuários e no alcance da cobertura de 100% das metas em todos os indicadores previstos, em Canaã dos Carajás, no Pará.

Metodologia

A partir do Previne Brasil o município estruturou metas semanais, mensais e quadrimestrais para cada um dos indicadores de acordocom o perfil populacional do território. Atualmente, a ferramenta do e-gestor tem apoiado no levantamento do número dos usuáriospara definição mais precisa das metas. Semanalmente, a gestão monitora os resultados e mensalmente são realizadas reuniões comos gerentes, seguindo com as equipes para discussão dos resultados e de possíveis caminhos para fortalecer a APS. São realizadasbusca ativa através de ligações e visitas domiciliares, e o agendamento de consultas. Além disso, todas as linhas de cuidado podemser atendidas em qualquer dia, através de consultas agendadas ou demanda espontânea. Na pandemia, as UBS mantiveram oatendimento às linhas de cuidado através de consultas de rotina, acompanhamento e realização de visitas domiciliares, solicitação,coleta e entrega dos exames, garantindo a assistência aos usuários e o alcance das metas e indicadores.

Resultados

A partir de todo processo implementado foi possível ampliar o acesso da população às consultas de pré-natal, aos exames para sífilise HIV, as consultas odontológicas em gestantes, ao exame citopatológico, a aferição de pressão arterial em pessoas com HipertensãoArterial Sistêmica e ao de exame hemoglobina glicada. Além disso, foi fortalecido o processo de monitoramento e planejamento dasações de cada território e, a realização de busca ativa. Tudo isso refletiu nos resultados dos indicadores. Com a manutenção de todosos serviços da APS no contexto da pandemia, o município obteve, no 3º quadrimestre de 2020, a melhor pontuação do estado do Pará e no 1º quadrimestre de 2021, o 14º lugar nacional e a melhor pontuação do estado. No 2º quadrimestre de 2021, o município recebeupontuação 10 em seis dos sete indicadores monitorados, passando do recebimento de 83% do incentivo financeiro proposto noprimeiro quadrimestre de 2021 para o recebimento de 97% do incentivo no 2º quadrimestre.

Considerações Finais

O programa Previne Brasil tem como objetivo acompanhar o desempenho dos municípios brasileiros. O alcance dos resultados estádiretamente ligado a um acompanhamento e planejamento constante, não refletindo somente no recebimento do incentivo financeiro,como também no principal objetivo municipal de ampliação do acesso aos serviços, fortalecimento da APS como porta de entrada daRede e na garantia de um sistema universal que possa atender aos usuários de forma equânime, integral e longitudinal.

Participante(s)
Alcides Nogueira Milhomem (Coordenador da APS)
Carícia Gomes de Moraes (coordenadora dos Programas da APS)
Sarah Martinsde Brito (Gerente de UBS)
Leandro Fernandes de Sousa (Gerente de UBS)
Rosenilda Correia de Araújo (Gerente de UBS)
Letícia Américo de Souza (Gerente de UBS)
Lílian Cássia Pereira Bentes (Gerente de UBS)
Flávia Francisco Ferreira (Gerente de UBS)
Mayara Trindade da Silva (Gerente de UBS)
Wedem Lisboa Cavalcanthe (Gestor do E-SUS)
Débora Garcia Lima (Fundação Vale/CEDAPS)

Galeria de imagens