APSREDES

Apresentações do LI em Atenção Domiciliar na Mostra Nacional de Atenção Básica

No último dia da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, sábado (15), os participantes conferiram três das 19 experiências em atenção domiciliar participantes do Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar, uma iniciativa conjunta da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde do Brasil. As experiências envolvem atividades relacionadas não só ao cuidado aos pacientes, mas também da gestão dos serviços. Todas as  19 experiências estarão relatadas em livro produzido pela equipe do Laboratório de Inovação, com lançamento previsto para breve. Veja as apresentações:

SMS São Bernardo do Campo – SP

Concebido pelo serviço de atenção domiciliar do município paulista de São Bernardo do Campo, o Sistema de Classificação de Pacientes, associado ao papel do enfermeiro gestor de campo, otimizou os recursos disponíveis para o atendimento aos pacientes e melhorou o planejamento do cotidiano das equipes e dos materiais, insumos e medicamentos necessários.

SMS Rio de Janeiro

Já a equipe do município do Rio de Janeiro mostrou como passou a funcionar o fluxo de encaminhamento dos pacientes a partir da inclusão do serviço de atenção domiciliar no Sistema de Regulação da rede, o que facilitou a interlocução com as unidades de atenção básica e com os hospitais, inclusive os da rede federal que funcionam no Rio de Janeiro.

SMS Salvador e UFBA

De Salvador veio o trabalho desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal da Bahia, no campo da saúde mental. No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Oswaldo Camargo, no bairro do Rio Vermelho, os pacientes que abandonam o tratamento, especialmente por estarem em crise, passam a ser acompanhados em seus domicílios pela equipe de estagiários, sob a coordenação do professor Marcus Vinicius Oliveira. O acompanhamento domiciliar só é concluído quando o paciente volta a frequentar o CAPS.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe