APSREDES

ANS e OPAS lançam livro sobre regras de solvência

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS) lançam, no dia 25/05, o livro “Risco de Subscrição no Mercado de Saúde Suplementar Brasileiro – Uma Nova Regulamentação”. Na publicação, são apresentados os fundamentos e as motivações que levaram às mudanças nas regras de solvência para a adoção do capital baseado em risco no setor de planos de saúde.

O evento inicia às 17h e será realizado no formato online. Para participar, o interessado deve se inscrever previamente – clique aqui e acesse o link de inscrição. (https://www.ans.gov.br/sisge/cadastro/default_sisge.asp?id=145)

O livro contém cinco capítulos em que são apresentados os seguintes pontos: evolução da regulação econômico-financeira, governança corporativa e solvência, seleção dos dados e metodologia para desenvolvimento de abordagem padronizada e a nova regra sobre capital regulatório. A publicação é resultado de cooperação técnica firmada entre a ANS e a OPAS/OMS, cujo objetivo é apoiar o fortalecimento e o aprimoramento da ação regulatória, visando à garantia de acesso, à qualidade assistencial, à sustentabilidade do setor, ao desenvolvimento de mecanismos de integração com o SUS e ao desenvolvimento de capacidades institucionais.

A organização do livro é de Tatiana Lima, Tainá Leandro e Fernando Leles, que juntamente com César da Rocha Neves, Eduardo Fraga L. de Melo, Silvio Ghelman, Tatiana de Campos Aranovich, e Thiago Barata Duarte completam a equipe técnica responsável. A publicação já está disponível em versão digital e pode ser acessada e baixada gratuitamente pelo site da OPAS (clique aqui).

Saiba mais sobre as regras de capital regulatório.

Lançamento do livro: “Risco de Subscrição no Mercado de Saúde Suplementar Brasileiro – Uma Nova Regulamentação” 

Data: 25/05 – 17h 

Inscrições: Para participar do evento, inscreva-se aqui   

Programação:   

17h – Abertura 

Rogério Scarabel Barbosa, diretor-presidente substituto (ANS) 

Mónica Padilla, coordenadora de Capacidades Humanas para a Saúde (OPAS/OMS no Brasil)  

17h10 – Apresentação da publicação  

Washington Alves, gerente de Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras e Mercado (ANS) 

Thiago Barata, Professor IME-Uerj 

17h20 – Debate   

Raquel Marimon, pesquisadora (Instituto Brasileiro de Atuária)  

17h30 – Encerramento e perspectivas   

Paulo Rebello, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras (ANS) 

 

Fonte: https://www.gov.br/ans/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe