APSREDES

ANS e OPAS lançam Laboratório de Inovação sobre Segurança do Paciente

Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Inovações e reconhecimento de boas práticas sobre Segurança do Paciente na Saúde Suplementar. O objetivo é identificar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que promovam a segurança do paciente realizadas por hospitais, maternidades, clínicas, consultórios e serviços de apoio à diagnose e terapia no Brasil, pertencentes a rede credenciada ou conveniada de assistência a beneficiários de planos privados de assistência à saúde. Podem participar projetos já implementados com base em evidências científicas e com resultados mensurados sobre a melhoria na qualidade da assistência e na segurança do paciente.  O Laboratório de Inovação é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com apoio do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde (MS).

O tema desta 1a edição do Laboratório de Inovações é Mudanças Culturais para a Segurança do Paciente, que abrange as seguintes categorias:

  1. Inovação em Segurança do Paciente no Brasil, voltado para projetos que comprovem avanços em qualidade e segurança do paciente a partir de práticas inovadoras no país.
  2. Comunicação em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem o monitoramento da capacidade do prestador em envolver o paciente nas decisões relativas a sua saúde e sua preocupação/capacidade de escuta e comunicação do prestador.
  3. Aprendizado em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem resultados relacionados à educação dos profissionais de saúde, priorizando a prevenção, uma cultura de diálogo, a partir da responsabilização ética em lugar da culpabilização.
  4. Núcleo de Segurança do Paciente do Ano, voltado para projetos que evidenciem uma gestão estruturada, organizada e continuada de Núcleos de Segurança do Paciente

Para cada categoria, a Comissão Organizadora e Julgadora escolherá um projeto vencedor que será apresentado em seminário a ser realizado no segundo semestre de 2017. As demais experiências selecionadas receberão um certificado de reconhecimento da ANS pela inovação e boas práticas adotadas. As experiências finalistas também serão divulgadas nos sites das instituições participantes e  comporão uma publicação da ANS e da OPAS intitulada Inovação na Gestão. As inscrições vão até o dia 10 de maio e devem seguir as regras do edital (acesse).

Dados Epidemiológicos

A Segurança do Paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, importância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura. Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde. Segundo pesquisas, a cada ano ocorrem nos Estados Unidos (EUA) entre 5 e 10 episódios de pneumonia relacionada à assistência à saúde por 1.000 admissões. Estas infecções são responsáveis por 15% das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e aproximadamente 25% de todas as infecções adquiridas nas unidades de terapia intensiva – UTI. De acordo com o European Centre for Disease Prevention and Control, aproximadamente 20% a 30% das IRAS são consideradas preveníveis por meio de programas de controle e higiene intensivos. (ECDC, 2016).

.EditalSegurancaDoPaciente-OPASeANS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe