Agenda 8/10 – Experiência do Canadá em Prática Avançada na Enfermagem é tema de oficina virtual

A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto realizam na próxima sexta-feira, dia 8 de outubro, às 14h, oficina virtual sobre a experiência canadense com a Prática Avançada da Enfermagem (PAE).
A palestrante será a professora associada da Escola de Enfermagem e integrante do Departamento de Oncologia da Faculdade de Ciências da Saúde da McMaster University,  Bryant-Lukosius. Com 38 anos de experiência na prática (oncologia e cuidados intensivos), na Escola de Enfermagem, Bryant-Lukosius é titular da Cadeira Alba DiCenso em Enfermagem de Prática Avançada. Também atua como presidente do Comitê de Currículo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e co-diretora fundadora do Centro Canadense para Pesquisa em Enfermagem de Prática Avançada (CCAPNR). 
O objetivo da oficina é promover o compartilhamento de experiências nacionais e internacionais visando subsidiar a discussão sobre a implantação da PAE no Brasil. A primeira palestra ocorreu no dia 24 de setembro, com a apresentação da experiência do Chile. (saiba mais)
A transmissão em inglês será realizada pelo Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude) e, em português, pelo canal do youtube do Cofen (https://www.youtube.com/SomosEnfermagemTV) e pelo facebook @eucurtoaenfermagem, a partir das 14h. 
O público poderá enviar perguntas via chat.
Sobre PAE – A PAE refere-se a uma variedade de funções possíveis para a(o) enfermeira(o) que atua em nível avançado de prática. Como no Brasil ainda não há regulamentação para a PAE, desde 2015, a OPAS/OMS tem promovido discussões sobre a implementação da PAE no Brasil, voltada para a Atenção Primária à Saúde (APS), articulando as principais instituições, como os Ministérios da Educação e da Saúde e o Cofen. Em 2016, o Cofen implantou a Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem visando ampliar o escopo profissional e desenvolver o trabalho multiprofissional na atenção básica.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Comentários