Sanitaristas, gestores, ativistas e autoridades de países Latinos-Americanos vão elaborar uma declaração com os 10 grandes desafios na construção e no fortalecimento de sistemas universais de saúde, inclusivos e sustentáveis. O documento será entregue na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que inicia 2 de julho, em Brasília. O 1º Encontro Latino-Americano em defesa de sistemas universais de saúde é promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. Será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, na sede da OPAS/OMS, em Brasília, com transmissão em tempo real pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e no canal do youtube @portalinovacaosaude, nos idiomas português e espanhol.
A abertura ocorrerá às 14h, do dia 30 de junho, com a presença da Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade Lima, da representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, e dos presidentes do Cebes/Alames Brasil, Carlos Fidelis da Ponte, da Fiocruz, Mario Moreira, e do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto. Em seguida, serão discutidas as reformas em curso na América Latina, com a presença de autoridades do México, da Colômbia, da Bolívia, do Chile e do Brasil.
No segundo dia, ocorrerão duas mesas de debates. Pela manhã, serão discutidos os desafios locais para a construção de sistemas únicos em saúde, mesa que será coordenada pela assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde, Lúcia Souto. A segunda mesa, a ser realizada à tarde, vai tratar de estratégias políticas para o direito à saúde na América Latina, com a coordenação de Conceição Rezende, do Departamento de Gestão Participativa do Ministério da Saúde. No fim do dia será realizada a plenária para elencar os 10 grandes desafios na construção de sistemas universais de saúde na América-Latina, cuja declaração será entregue na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que inicia no domingo (2 de julho).
Confira a programação:
Programação
(1º de julho)
Dia 30 de junho (tarde) 14.00: Mesa de Abertura
Coordenação: Socorro Gross – Representante da OPAS/OMS no Brasil
Nísia Trindade Lima – Ministra de Estado da Saúde do Brasil
Mario Moreira – Presidente da Fiocruz
Carlos Fidelis da Ponte – Presidente do Cebes – ALAMES Brasil
Fernando Pigatto – Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Mesa 1- Reformas em curso na AL: México, Colômbia, Bolívia, Chile e Brasil.
Swedenberger Barbosa – Secretário Executivo do Ministério da Saúde do Brasil
Zoé Robledo – Diretor-Geral do Instituto Mexicano do Seguro Social
Cristóbal Alfonso Cuadrado – Subsecretário de Saúde do Ministério da Saúde do Chile
Guillermo Alfonso Jaramillo – Ministro de Saúde da Colômbia
Yeyson Marco Auza – Ministro da Saúde da Bolívia
Dia 1º de julho
9h : Mesa 2. Desafios locais para a construção de sistemas únicos em saúde.
Coordenação: Lúcia Souto – Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.
Gestores, ativistas e acadêmicos.
13h : Mesa 3. Estratégias políticas para o direito à saúde na AL.
Coordenação: Conceição Rezende – Departamento de Gestão Participativa do Ministério da Saúde.
Gestores, ativistas e acadêmicos.
Plenária final . Debate para construir a declaração dos 10 grandes desafios na construção de sistemas universais de saúde, equitativos e sustentáveis, a ser encaminhada à 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Todos os convidados
Transmissão em espanhol e português
Portal da Inovação na Gestão do SUS – www.apsredes.org
Canal do Youtube @portalinovacaosaude