APSREDES

Agenda 23/11 – Seminário Internacional: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia e das desigualdades sociais

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil realizarão na próxima terça-feira (23/11), a partir das 9h, o Seminário Internacional: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e das desigualdades sociais. O encontro virtual visa promover um diálogo com experiências internacionais sobre o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento das desigualdades sociais, com atenção especial à proteção de populações em situação de vulnerabilidade; divulgar o protagonismo da participação social no debate sobre os sistemas de saúde; e discutir recomendações, a serem submetidas ao pleno do Conselho, para o desenvolvimento de sistemas de saúde universais, integrais e equitativos.

Estão convidados a participar do evento virtual, conselheiros de saúde nacionais, estaduais e municipais; membros efetivos das Comissões Intersetoriais e Câmara Técnicas do Conselho Nacional de Saúde; representantes de fóruns de segmentos do CNS; representantes de entidades de ensino das profissões de saúde e representantes de entidades de estudantes da área de saúde; fóruns de residentes; conselhos profissionais da área de saúde; representantes do Ministério Público do Trabalho; profissionais da saúde, gestores, e especialistas das áreas de saúde e do trabalho, entre outros.

Haverá emissão de certificado de participação e as inscrições devem ser feitas no site www.apsredes.org.

A transmissão será realizada no canal do Youtube do Conselho Nacional de Saúde, em português, e no canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS, em espanhol.

Programação

Seminário Internacional do Direito à Saúde: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia e das desigualdades sociais

 

Programação

Dia 23/11/2021

 

Manhã

09:00

Mesa de Abertura

  • Socorro Gross – representante da OPAS/OMS Brasil
  • Fernando Pigatto – presidente do Conselho Nacional de Saúde

09:20

Mesa 1 – Efeitos da pandemia de COVID-19 nas populações das Américas

Oscar Mujica – Assessor do Departamento de Monitoramento de Equidade em Saúde da OPAS/OMS

10:00

Mesa 2 – Experiências internacionais de enfrentamento da pandemia com foco nas populações em situação de vulnerabilidade social

Panorama das Américas – Orielle Sollar – Unidade de Determinantes Sociais da Saúde da OPAS/OMS (25 min)

Colômbia – Lyda Osorio – professora associada da Universidad del Valle e pesquisadora do Centro Internacional de Entrenamiento e Investigaciones Médicas de Cali, Valle del Cauca (25 min)

Espanha – Sergio Minué – médico e professor da Escola Andaluza de Saúde Pública (25 min)

Coordenador – Renato Tasca (IEPS – Instituto de Estudos para Políticas de Saúde)

 

11:30

Plenária de Discussão

Conselheiros de Saúde via Zoom + perguntas do público no chat do youtube e/ou Zoom (60 min)

 

Seminário Internacional do Direito à Saúde: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia e das desigualdades sociais

 

Programação

Dia 23/11/2021

Tarde

 

14:00

Mesa 3 – Ações de enfrentamento da pandemia nas populações em situação de vulnerabilidade social no Brasil

O panorama brasileiro – Sônia Fleury – Doutora em Ciência Política e Pesquisadora Sênior do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fundação Oswaldo Cruz (25 min)

A experiência do Maranhão – Carlos Lula – Secretário de Estado da Saúde do Maranhão (25 min)

Ações para a população em situação de rua – Giordano Magri – Pesquisador de direitos humanos e políticas públicas. ex-Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo (20 min)

Ações para a população indígena – Maria Eduarda Spencer – Médica do Distrito Sanitário Especial Indígena Alagoas/Sergipe, atuante no Polo Base Xucuru Kariri. Parteira. Integrante do Grupo de Trabalho Rural da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. (20 min)

Coordenador: Wellington Carvalho (OPAS/OMS Brasil)

16:00

Plenária de Discussão

Conselheiros de Saúde via Zoom + perguntas do público no chat do Youtube e/ou Zoom (60 min)

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe