APSREDES

Agenda 09/12 – Pesquisador da Abrasco participa do 5º Seminário Virtual “O papel da saúde pública no fortalecimento e na transformação dos sistemas de saúde nas Américas”

OPAS Brasil terá participação destacada no 5º Seminário Virtual intitulado “O papel da saúde pública no fortalecimento e na transformação dos sistemas de saúde nas Américas”, no dia 9 de dezembro, na plataforma Zoom, com inscrições abertas para o público em geral no link: https://paho-org.zoom.us/webinar/register/WN_8G43IjtyRpWtEFjZVnlN9g

A metodologia das Funções Essenciais da Saúde Pública (FESP) Renovadas e as possíveis contribuições ao Sistema Único de Saúde (SUS) serão apresentadas pelo professor Luiz Facchini da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). A  coordenação da sessão será realizada pelo médico Roberto Tapia, coordenador da área de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS Brasil. O evento faz parte da série de seminários sobre Opções de Políticas para Fortalecer e Transformar os sistemas de saúde nas Américas.

Durante o seminário, será  disponibilizada a interpretação simultânea para o espanhol, inglês, português, francês e língua gestual internacional. Qualquer dúvida, podem ser enviadas para o mail hs@paho.org.

A OPAS/OMS lançou a nova metodologia de mensuração das FESP Renovadas neste ano, visando fortalecer a governança dos sistemas de saúde. O objetivo desta experiência exitosa é apoiar as capacidades das autoridades de saúde em conjunto com a sociedade civil, especialmente, no componente reitoria e governança, visando fortalecer os sistemas de saúde. Participaram, na época da remodelação conceitual das FESP, cerca de 32 instituições acadêmicas e 200 especialistas da Região das Américas.

“As FESP renovadas seguem os valores da Estratégia de Saúde Universal da OPAS, que considera a Saúde como um direito do cidadão”, ressalta o assessor de Governança e Políticas de Saúde da OPAS WD, Ernesto Báscolo. A proposta está enquadrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Desde abril, já foram realizados vários seminários para discutir a aplicação da metodologia pelos países.

 

Para maiores informações, acesse: paho-org.zoom.us

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe