APSREDES

Agenda 05/11 – Oficina virtual discute o fortalecimento da implantação das PICS no SUS

Na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, às 9h, o Laboratório de Inovação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LIS PICS) promove a primeira oficina para intercâmbio de conhecimento. Participam representantes das experiências Farmácia da Natureza (Farmácia Viva), realizada na cidade de Jardinópolis (SP), a implementação da Terapia de Florais na Estratégia de Saúde da Família/SUS, em Mato Grosso do Sul, e o projeto 4 Varas com Terapia Comunitária Integrativa, que une conhecimento científico com o popular em Fortaleza para cuidar da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.

O Laboratório de Inovação sobre PICS é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil em parceria com a Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Secretaria de Atenção Primária em Saúde, do Ministério da Saúde, para refletir sobre os 15 anos da política nacional.

Confira os painelistas:

Farmácia da Natureza (Farmácia Viva), da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis (SP), Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Ivanice Maria Cestari Dandaro – Graduada em Farmácia, com Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é Farmacêutica responsável pela Farmácia da Natureza, coordenando o projeto intitulado: “Estruturação da Farmácia Viva no SUS do Município de Jardinópolis (SP)”, uma parceria entre a Secretária de Saúde de Jardinópolis, Universidade Ribeirão Preto e Ministério da Saúde. Exerce o cargo de Secretária da Saúde do município de Jardinópolis.

Terapia de Florais na Estratégia de Saúde da Família/SUS, em Mato Grosso do Sul (MS).

  • Joseanne Cristina Roque – Terapeuta Floral, Diretora do Núcleo de Implementação Estratégia para Práticas Integrativas e Complementares (NIEPPICS-MS), Presidente da Associação dos Terapeutas Florais de Matos Grosso do Sul (Asterflor-MS), Embaixadora da Paz pelo Cecle Universel des Ambassadeurs de la Paix Suisse/France.

Projeto 4 Varas – Terapia Comunitária Integrativa do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, com apoio da prefeitura de Fortaleza.

  • Dr. Adalberto de Paula Barreto – Prof. Doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes, Paris; Doutor em Antropologia pela Universidade Lyon – França; Licenciado em Filosofia e Teologia pela Universidade Santo Thomas de Aquino in Urbis – Roma e pela Faculdade Católica de Teologia de Lyon – França; Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará-UFC; Criador da Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa; Fundador do Mismec 4 Varas; Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Social – APS.

Confira os debatedores convidados: Renata Maria de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária em Saúde/Ministério da Saúde; Christiane Santos Matos, coordenadora Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Secretaria de Atenção Primária em Saúde/Ministério da Saúde; Lucas Morel, assessor do departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; e Ana Cristina de Sá, enfermeira obstetra, psicóloga, pesquisadora do Grupo de Estudos em Terapias Complementares do CNPq EEUSP. O moderador será o consultor da OPAS/OMS no Brasil, Wellington Mendes.

A transmissão online será canal do Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://youtube.com/c/PortaldaInovaçãosaude) e no site www.apsredes.org.

Data – 05/11/2021

Horário – 9h

Saiba mais – https://apsredes.org/lis-pics/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe