APSREDES

Adib Jatene, ex-ministro da Saúde, fala sobre o reconhecimento internacional da Estratégia de Saúde da Família

Em artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, em 10 de março de 2011, Adib Jatene relata sobre a formulação da ESF como uma estratégia para o fortalecimento da atenção primária em saúde no Brasil.

 

O ex-ministro da Saúde, publicou um artigo no jornal “O Estado de São Paulo” descrevendo sua experiência com a formulação da Estratégia de Saúde da Família.

 

No artigo, Adib Jatene relata sobre a iniciativa proposta por duas enfermeiras, Heloíza Machado e Fátima de Souza, na junção de dois programas incipientes no sistema de saúde brasileiro, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o Programa Saúde da Família.

 

A estratégia, segundo o autor, era fortalecer de maneira efetiva a atenção primária em saúde no SUS. O autor descreve ainda os parâmetros selecionados à época, a estrutura da equipe de saúde da família e a relação entre estes profissionais.

 

Desta forma, a ESF alcançou, juntamente com um conjunto de propostas para o SUS, importantes resultados como a redução da mortalidade infantil, queda nas internações hospitalares por diabetes e acidente vascular cerebral, queda no número de crianças abaixo de 5 anos com baixo peso e a cobertura vacinal que ultrapassa os 95%, número superior ao divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

Para finalizar o texto, o ex-ministro da Saúde traz a citação do British Medical Journal (BMJ 2010; 341: c4945) que orgulha a todos os participantes desta estratégia, no qual diz: “Os formuladores de políticas em saúde no Reino Unido têm um histórico em observar os Estados Unidos da América na busca de exemplos de inovação no provimento de atenção à saúde, apesar de seus resultados relativamente fracos e de altos custos. Eles poderiam aprender muito voltando seus olhares para o Brasil.”

 

Acesse o artigo completo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram