APSREDES

Acompanhe o seminário Cenários para sustentabilidade do SUS

A Representação da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (OPAS), com apoio do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Saúde (Conass) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realiza o seminário Cenários para Sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), na próxima segunda-feira (4/12), em Brasília. A atividade faz parte da agenda 30 anos do SUS, que SUS para 2030?, proposta pela OPAS para contribuir com o debate técnico sobre as opções de fortalecimento do SUS, identificando cenários, desafios e opções viáveis para a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil.

O coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, Renato Tasca, coordenará, pela manhã, a mesa Cenários desenhados pela percepção dos atores estratégicos, em que serão apresentados os resultados preliminares de duas pesquisas: Pesquisa Nacional para a Construção do Perfil dos Gestores Municipais de Saúde, que será ministrada pelo pesquisador André Bonifácio, da Universidade Federal da Paraíba; e o estudo da OPAS, Percepção de atores estratégicos brasileiros sobre o SUS, pelo sanitarista Renilson Rehem.

A tarde, as discussões abordarão o tema Cenários desenhados a partir de resultados de pesquisas científicas com a participação dos pesquisadores Cristopher Millett e Thomas Hone, ambos do Imperial College do Reino Unido, que farão um panorama dos estudos internacionais sobre os efeitos da crise econômica no setor saúde. Já o pesquisador Davide Rasella, da Fiocruz, abordará a contribuição de estudos de prospecção (forecasting) para a saúde em diferentes cenários. A coordenação dessa mesa será do representante da OPAS no Brasil, Joaquín Molina.

Aproximadamente 50 profissionais participarão da atividade, entre eles, gestores de saúde municipais, estaduais e do Ministério da Saúde, representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), pesquisadores do Observatório de Políticas Públicas do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia, da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Fiocruz, entre outros.

Este será o segundo seminário organizado pela Unidade Técnica Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS para refletir sobre os 30 anos do SUS, a ser comemorado em 2018, e prospecções para 2030. Leia aqui a reportagem  sobre o primeiro seminário, realizado em julho, com o tema Conquistas, Desafios e Ameaças ao Sistema Único de Saúde.

As inscrições para o seminário estão esgotadas mas o evento será noticiado on line pelo facebook do Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://www.facebook.com/inovacaonagestao) e as apresentações estarão disponíveis no site www.apsredes.org.

Acompanhe pelo www.facebook.com/inovacaonagestao

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe