APSREDES

Acolhimento a quem vive nas ruas

Para as equipes dos Consultórios na Rua de Maceió – AL, não foi apenas a forma de se vestir que mudou com a pandemia. Além de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atender os usuários, os profissionais reorganizaram a estratégia de atuação. A enfermeira Jorgina Sales Jorge, apoiadora técnica das equipes de Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, contou como é (sobre)viver em situação de rua em tempos de pandemia.

Segundo Jorgina, somando-se a todas as dificuldades que os moradores de rua já enfrentavam, a falta de acesso a condições adequadas de higiene e alimentação se agravou com a pandemia, assim como a ausência de local adequado para isolamento social. Para enfrentar estes desafios, as equipes precisaram lançar mão de novas estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania, direitos humanos e sociais.

O plano de ação, focado no enfrentamento à pandemia, envolveu desde o uso de garrafas pets com água no carro, para lavar as mãos dos usuários, até a busca de doações de material de higiene para as pessoas em condições de vulnerabilidade social.

As equipes passaram a atender nos abrigos temporários criados para acolher os moradores de rua. Com o apoio de parceiros, foram doadas quentinhas para esses usuários, garantindo ao menos uma refeição diária.

Como resultados positivos, a enfermeira destacou a visibilidade aos problemas e necessidades das pessoas em situação de rua, o florescimento de movimentos solidários da sociedade civil, o fortalecimento de vínculos e o respeito à autonomia e escolhas dos usuários, que puderam acessar os serviços como sujeitos de direitos.

Debate 30/07 - APSForte - Consultórios na Rua em Maceió no combate à #Covid19

Essa experiência participou do debate Reorganização da rede de Atenção Primária para enfrentamento da Covid-19, realizado no dia 30 de julho, como parte das atividades da iniciativa APSForte no combate à pandemia.

Assista ao debate

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe