APSREDES

Ações de Telessaúde são diferenciais no enfrentamento da #Covid-19 em Manaus

Autora: Shirley Maria De Araujo Passos.

Coautores: Jocilane Lima de Almeida Vasconcelos, Fernanda Oliveira de Sousa e Ângela Maria Matos do Nascimento.

As equipes de Saúde da Família e o Departamento de Atenção Primária à Saúde, em conjunto com os departamentos de vigilância, de comunicação e a Escola de Saúde Pública, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), desenvolveram ações de telessaúde no enfrentamento da Covid-19 para garantir o acesso aos serviços de saúde.

O telessaúde disponibilizou teleconsultas para os usuários, especialmente, com maior risco de desenvolvimento de casos graves da Covid-19. Já os servidores da SEMSA Manaus utilizaram ferramentas digitais para as ações de monitoramento de casos de Covid19 e para atividades de educação permanente. Outros dispositivos utilizados por Manaus na resposta à pandemia foram chat online, webconferências, videoaulas, redes sociais ou próprio site da prefeitura.

A teleconsulta de nutrição possibilitou que os usuários com condições crônicos continuassem a ter informações sobre os benefícios de uma alimentação mais saudável na manutenção da saúde. Já as consultas de psicologia são voltadas aos usuários que necessitam de uma atenção especial nesse momento de isolamento social. “A Telessaúde vem contribuir como ação complementar às atividades realizadas pelas unidades de Saúde de APS para o enfrentamento da pandemia em Manaus/AM”, explica Shirley Passos, cirurgiã-dentista e servidora da SEMSA Manaus.

O telemonitoramento, implementado em abril, é focado nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e nos seus familiares próximos. Uma ligação é feita a cada 48h e o usuário é orientado de acordo com a gravidade do caso. “Todos os usuários suspeitos ou confirmados são cadastrados no sistema, teve dia em que atendemos 1.500 usuários. O paciente que vai para o hospital também continua sendo monitorado até depois da alta”, conclui Shirley Passos.

No início da pandemia, as UBS menores foram fechadas para o remanejamento dos profissionais para UBS mais equipadas, que tiveram a ampliação do horário de atendimento. As ações do telessaúde foram acionadas para a garantia do acesso dos usuários ao sistema de saúde.

 

ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES EM TELESSAÚDE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS-AM DURANTE A PANDEMIA

AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS DURANTE A PANDEMIA

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe