APSREDES

Aberta inscrição de experiência para o Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade no SUS

03/06/2013 – Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS. Durante 90 dias, instituições vinculadas ao SUS poderão inscrever experiências sobre o manejo da obesidade desenvolvidas em todos os pontos de atenção à saúde (atenção básica, atenção especializada ambulatorial e hospitalar) desde a prevenção/promoção ao tratamento, que se encaixem em dois eixos temáticos: Fases do curso da vida (Crianças de 0 a 23 meses; Crianças de 2 a 9 anos; Adolescentes de 10 a 19 anos; Adultos e Idosos (20 anos e mais); Mulheres gestantes e puérperas); e Manejo da Obesidade (Comunidade e Família; Prevenção/Promoção/Tratamento; Ponto de Atenção (Atenção Básica e atenção especializada ambulatorial e hospitalar)). O Laboratório é uma iniciativa da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde com a OPAS/OMS Brasil.

A seleção das práticas inovadoras será feita pelo Grupo de Trabalho (GT) composto por trabalhadores da saúde, gestores e professores/pesquisadores, todos com experiência relacionada ao manejo e/ou pesquisas relacionadas ao tema. O GT utilizará os seguintes critérios para avaliação: relevância para o SUS; caráter inovador; sustentabilidade; equipe de atenção à saúde; reprodutibilidade em contextos similares; clareza e objetividade na apresentação escrita; alinhamento aos princípios e diretrizes do SUS. O resultado será divulgado no site do Ministério da Saúde/SAS/DAB (www.saude.gov.br/dab) e no Portal da Inovação na Gestão (www.apsredes.org ou WWW.inovacaoemsaude.org).

As experiências selecionadas poderão ser visitadas in loco e o relato comporá publicação técnica intitulada “Experiências Inovadoras em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, da série NavegadorSUS. Todas as experiências selecionadas pelo GT serão publicadas no site do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade (www.aps.org ou www.inovacaoemsaude.org). Está prevista também a realização do “Seminário Nacional de Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, para a apresentação das experiências e lançamento da respectiva publicação.

Inscrição das Experiências

É desejável que a inscrição da experiência seja precedida de conhecimento do respectivo gestor. Naqueles casos em que isto não ocorrer e que o trabalho seja selecionado, o gestor será informado pelo GT Inovação em Manejo da Obesidade e o trabalho só será divulgado depois de autorizado pelo mesmo.

A inscrição pode ser feita por meio de formulário disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=11612. No formulário, o autor deverá preencher todas as informações solicitadas, respeitando à formatação descrita no formulário. Na submissão do resumo das experiências poderão ser inseridas, no máximo, 05 (cinco) figuras e/ou imagem e 1 (um) link de vídeo, com duração máxima de 5 minutos, por resumo. Caso seja necessário, o grupo de trabalho poderá solicitar informações adicionais ao(s) autor(es).

Instrução para a inscrição

 Veja o edital de convocação

 Por Vanessa Borges, do Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram