APSREDES

A promoção da saúde, os determinantes sociais e o desenvolvimento sustentável na Conferência Rio+20

O processo de participação e empoderamento da comunidade, com vistas á efetiva promoção da saúde, começa com a análise e a compreensão dos determinantes sociais de saúde-doença. Isso certamente tem implicações importantes para o cenário que se abre com a chamada Conferência de Desenvolvimento Sustentável “RIO+20”, a ser realizada nos dias 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. O pressuposto é de que a formação de hábitos saudáveis e a preservação ambiental, não apenas no nível individual, mas também coletivo, são aspectos que certamente dizem respeito e se vinculam diretamente ao conceito de “sustentabilidade”. Além disso, o desenvolvimento de políticas públicas que transcendam as ações de governos representa fator chave para a sustentabilidade de decisões voltadas para o fortalecimento das ações de saúde que interessam ao âmbito coletivo.

A conferência “RIO+20” oferece uma oportunidade sem par aos atores sociais, qual seja a de compreender e interagir nas complexas relações existentes entre o setor saúde e o desenvolvimento sustentável em geral. Neste sentido, a OPAS/OMS está organizando um seminário inspirado em uma visão holística e intersetorial da saúde, trazendo ao cenário importantes conribuições e discussões sobre a importância dos determinantes sociais na promoção do desenvolvimento sustentável.

O propósito do evento é explorar a interseção entre as conferências RIO+20 e a VIII Global em Promoção da Saúde, realizada pela OMS, visando fortalecer indivídos e comunidades no sentido de influenciarem, cada vez mais, as decisões políticas que afetam suas vidas e seu meio ambiente, de modo a melhorar a saúde de todos. Para maiores informações sobre o evento, consultar o website da OPAS/OMS: Rio+20 at:  http://bit.ly/oxoRdS.

Além disso, está sendo oferecida uma série significativa de textos acessíveis por download livre, que tratam de forma relevante, do conjunto dos temas tratados no Seminário referido, de acordo com a lista seguinte.

No. 1 Public Health Challenges

No. 2 Water and Sanitation

No. 3 Climate Change and health in the context of Rio+20

No. 4 Amazon Region: Environment and Health in the Context of Sustainable Development

No. 5 Employment and working conditions for Sustainable Development

No. 6 The Voices of Civil Society – Creating the Healthy Future

No. 7 Globalization and Health Equity towards Sustainable Development

No.  8 Road Safety and Public Transportation towards Sustainable Development:
an agenda for health for Rio+20

No. 9 The Voice and Experience of the Caribbean Islands towards SD

No.10 Green Economy /Green Jobs: Health Risks & Benefits

No.11 Non Communicable Diseases and Sustainable Development

No.12  Economic and social aspects of Non Communicable Diseases NCDs

No.13  Health at the heart of Sustainable Development Indicators

No.14 Global Sustainable Development and Environmental Health- Joint Discussion with the US Institute of Medicine

No 15 Food Security

No.16  Air Pollution

Acesse também o site do evento  no endereço: http://www.rio20.gov.br/

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe