APSREDES

A Inserção da Cultura de Segurança na Assistência de Enfermagem Pediátrica Ortopédica

Valorização da Enfermagem

A experiência foi desenvolvida pela gestão imediata do Serviço de Enfermagem Pediátrica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e foi motivada por inquietações relacionadas as formas de barreiras de proteção à criança/adolescente com vistas à qualidade do cuidado de enfermagem prestado, tendo em vista que a vulnerabilidade pediátrica se apresenta como um obstáculo de valor para a segurança do paciente.

 

O objetivo principal foi aplicar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente nos cuidados diários de enfermagem pediátrica. Para tanto, mais dois objetivos foram definidos: mapear as não-conformidades das Metas Internacionais de Segurança do Paciente na assistência de enfermagem à criança/adolescente na enfermaria; criar e monitorar indicadores operacionais relacionados às Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Os dados são coletados por meio da aplicação de um instrumento relacionado às Metas Internacionais de Segurança do Paciente e são tabulados e interpretados com base em gráficos de colunas/tendências e cálculos da média de pacientes/dia. Os resultados são apresentados nas reuniões de equipes, onde são traçados planos de ação para que as metas dos indicadores e o objetivo do processo de trabalho sejam devidamente alcançados.

 

Os principais resultados já alcançados são: reflexo positivo com índices crescentes no alcance das metas dos indicadores operacionais; adesão progressiva das equipes ao processo de trabalho proposto; estímulo ao trabalho em equipe; valorização profissional e, empenho das equipes em atingir as metas propostas por cada indicador.  Acreditamos que o enfermeiro, por assumir um papel singular como líder, educador, cuidador e influenciador, deve se imbuir de valores, comportamentos e atitudes voltados para um cuidado seguro, onde a cultura de segurança seja disseminada e inserida de fato na prática de um cuidado de enfermagem de qualidade.